Notícias

Santa Cruz está a crescer e a desenvolver

O concelho, principalmente Pedra Badejo, tem sofrido transformações profundas, fruto da boa dinâmica de entendimento entre a autarquia e o Governo e que resulta num crescimento da vila que tem neste momento várias obras como o Palácio da Justiça, o Mercado Central, o Paços do Concelho etc, em andamento.

E, apesar de uma ou outra queixa, como a questão da Electra que parece não satisfazer a população que lamenta-se dos cortes frequentes de electricidade, a reunião correu num ambiente tranquilo e com todos a concluírem que, apesar dos constrangimentos, o desenvolvimento tem chegado a Santa Cruz e a Pedra Badejo que caminha para ser uma cidade por mérito próprio.

Aliás, uma reivindicação do edil, Orlando Sanches que quer ver isso acontecer o quanto antes. Daí que todos tenham acolhido com entusiasmo a comunicação do Primeiro-Ministro de que ainda este ano o Governo irá levar ao Parlamento uma proposta de lei para a elevação de todas as sedes dos municípios de Cabo Verde à condição de cidade.

Problemas e respostas

Entretanto, entre os desafios que preocupam os santacruzenses estão também a droga e o álcool, a super lotação do liceu e a necessidade de construção de um novo estabelecimento de ensino secundário, o apoio às pequenas e micro-empresas, à agricultura, o acesso gratuito à internet e ligação à rede informática nas escolas.

Como também ainda a questão do apoio na recuperação e construção de habitações entre outras reivindicações que José Maria Neves considera legítimas e que mostram a evolução das cabeças das gentes do concelho.

Assim, não só o Chefe do Governo como os outros governantes, cada um no seu campo, apresentaram respostas que satisfizeram os presentes, mostrando que o Governo, mais do que estar atento, está a construir as soluções e respostas.

É o caso da reivindicação do liceu que o Ministro da Educação e Desportos, Octávio Tavares explicou que está previsto nos planos do Governo a construção de uma nova infra-estrutura, tão logo seja possível, pois que neste momento está ainda em execução um pacote de novos liceus no país.

Também a reivindicação de pontos gratuitos de internet e internet nas escolas é algo já previsto no programa "Mundú Novu" e que irá chegar a Santa Cruz. No que concerna ao desempenho deficiente da Electra, o Secretário de Estado- Adjunto do Primeiro-Ministro, Humberto Brito, respondeu que está já em São Vicente um novo motor para aumentar a capacidade de produção da central do concelho.

Isso, mesmo que estejam previstas as obras da Central Única de Santiago, no Palmarejo, Praia e que irá, aí sim, resolver de vez essas dificuldades em toda a ilha.

Também no apoio aos jovens, a Ministra Janira Hopffer Almada mostrou a disponibilidade do seu ministério trabalhar em diálogo com os jovens e as associações juvenis para procurar melhores respostas às dificuldades. Encorajou-os a apresentarem projectos, como o fez um jovem nessa reunião que recebeu a garantia de apoio por parte do Ministério da Juventude.

No campo da agricultura (ver texto: Agricultura em Santa Cruz com boas perspectivas de futuro), nas pescas em que o Ministro José Maria Veiga falou de um estudo para a produção de peixe em viveiros (Garopa e Lagosta) para além de tecnologias para a atracção de peixes mais próximos à costa.

Foi um dia agitado e diferente para as gentes de Santa Cruz que certamente terão ficado agradados com o que viram e ouviram dos governantes nacionais.

Na sexta-feira, José Maria Neves estará em Calheta São Miguel para um intenso programa de visitas.