Notícias

Governo quer criar empresa de Transportes inter-ilhas e de logística

 

Um dos grandes desafios para a incremento do agro-negócio em Cabo Verde tem a ver com a dificuldade de fazer escoar os produtos entre as ilhas e, para além da necessidade de se criar uma empresa de transportes inter-ilhas, o Governo identificou a necessidade da criação de uma empresa de logística e distribuição dos produtos agro-alimentares entre as ilhas, na senda do que foi, em tempos, a EMPA. O Executivo procura parcerias privadas para a sua execução.

pm_maio_201112.2Um dos constrangimentos identificados na visita à ilha do Maio, foi, sem dúvidas, as dificuldades de ligação inter-ilhas, a necessidade de construção de um novo porto ou a melhoria do porto existente (sobre isso iremos falar numa peça à parte) e a necessidade de se pensar melhores formas de tratamento e escoamento dos produtos.

E os maienses, e os cabo-verdianos em geral, terão ficado satisfeitos em ouvir dos planos do Governo, sobretudo em relação à criação de uma empresa nacional de transportes inter-ilhas, bem como da criação de uma empresa de logística e distribuição de produtos entre as ilhas, na senda do que foi outrora a EMPA, adaptada, claro aos novos tempos.

Sobre essa companhia nacional de transportes, ela surge da necessidade de reforçar as ligações entre as ilhas, daí que o Governo está a discutir com os empresários, como aliás já havia feito referência em outras ocasiões, para definir o estabelecimento de uma parceira neste sentido. E se caso não houver essa capacidade por parte dos privados para criarem essa empresa, o Governo, diz José Maria Neves, está na disposição de avançar com essa ideia até que os empresários estejam preparados para assumir sozinhos este desafio. A ideia é que se possa arrancar com a empresa já em 2013.

“Para além do constrangimento que tem a ver com os transportes inter-ilhas, temos o problema da distribuição da produção agrícola e da sua inserção no mercado turístico e do mercado nacional. De modo que estamos a pensar, em parceria com o sector privado, criar uma empresa nacional de logística para permitir o escoamento de toda a produção agrícola e da pecuária a nível de todo Cabo Verde”, completa José Maria Neves.