Outros Órgãos do Estado

Presidência

Jorge Carlos Fonseca

Presidente da República

 

Biografia:

Nascido na cidade de Mindelo, São Vicente, em outubro de 1950, Jorge Carlos Fonseca completou o ensino primário e secundário em Cabo Verde. Lisboa foi o destino que se seguiu, onde o agora presidente terminou uma licenciatura em Direito e um mestrado em Ciências Jurídicas, ambos pela Faculdade de Direito de Lisboa.

O Direito continuou a acompanhá-lo durante a vida profissional: foi investigador de Direito Penal na Alemanha, em 1986, e professor de Direito e Processo Penal em Macau entre 1989 e 1990. Participou na elaboração da Constituição de Cabo Verde em 1992 e, enquanto perito contratado das Nações Unidas, na Constituição de Timor-Leste em 2001 e 2002.

Além do seu trajecto enquanto académico, Jorge Carlos Fonseca está intimamente ligado ao processo de independência de Cabo Verde. Militou desde os 17 anos nas estruturas clandestinas do PAIGC e participou na fundação do MpD, por quem foi o primeiro Ministro dos Negócios Estrangeiros, entre 1991 e 1993. Durante esse período conseguiu que Cabo Verde fosse eleito para o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Jorge Carlos Fonseca é também poeta, com dois livros publicados, ensaísta literário e cronista.

Candidatou-se à presidência de Cabo Verde em 2001 e novamente em 2011, desta feita com sucesso. Apoiado pelo MpD, foi eleito à segunda-volta com 54,16% dos votos. Em 2016 foi reeleito para um segundo mandato, numa única volta, alcançando 74% dos votos.

É casado e pai de três filhas.