Notícias

Governo inaugura projeto hidroagrícola e cria rendimento para Mulheres de Achada Porto (Tarrafal)

Os beneficiários do projeto têm vindo a cultivar estes terrenos, outrora baldios, produzindo produtos totalmente biológicos e de forma sustentável, pois a água para rega é captada através de energias renováveis (painel solar).

Enquadrada nas festividades do Dia do Município e de Nho Santo Amaro, Ulisses Correia e Silva inaugurou a infra-estrutura do projeto Hidroagrícola de Achada Porto, Tarrafal. Considerado inovador, podendo mesmo servir de laboratório para futuras aplicações noutros pontos do país, trata-se de transformação de terrenos baldios em espaços de produção agrícola. E no caso de Achada Porto vai dar rendimento a cerca de trinta famílias, e 27 são lideradas por mulheres.

Os beneficiários do projeto têm vindo a cultivar estes terrenos, outrora baldios, produzindo produtos totalmente biológicos e de forma sustentável, pois a água para rega é captada através de energias renováveis (painel solar). Com este projeto estas mulheres conseguem educar os filhos, ter melhor alimentação e melhores condições de vida. “Isto é uma saída sustentável da pobreza”, considera Ulisses Correia e Silva.

“Quando fui eleito Chefe de Governo, disse que não queria ser o próximo gestor da pobreza, mas sim, trabalhar para sairmos da pobreza”, disse, considerando que “há uma diferença grande entre gerir a pobreza e eliminá-la. E a melhor forma de conseguir isso, é tornando as pessoas autónomas e autossuficientes. Famílias com trabalho e rendimento, são famílias felizes”, rematou o Primeiro-ministro.

O Governo investiu nos 37.377m2 de terreno, em sistema de irrigação gota-a-gota, instalação de Bomba e limpezas de furo, infraestruturas hidráulicas, fornecimento e montagem de equipamentos elétricos. O próximo passo, diz Ulisses Correia e Silva “é criar mercado para os seus produtos agrícolas. São iniciativas que vamos multiplicar e intensificar em todo o Cabo Verde. Para já, assinamos com o FIDA um pacote de mais de 660 mil contos para continuarmos a investir nestas atividades sustentáveis”, anunciou.