Notícias

Cabo Verde realiza pela segunda vez a “Maior Aula do Mundo”

O Sistema das Nações Unidas, com destaque para a UNESCO e o UNICEF convida os países mais uma vez a trabalhar com todos os estudantes, para promover a compreensão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que se considera que a juventude tem um papel importante na defesa das mudanças que devem ocorrer nas suas próprias comunidades. Esta iniciativa concretiza-se através da denominada «Maior Aula do Mundo», que em setembro de 2015, teve as primeiras lições inaugurais.

Em 2016, Cabo Verde aderiu à iniciativa, tendo a Ministra da Educação inaugurado a Semana da Maior Aula do Mundo, na Escola Secundária de Santa Cruz, utilizando uma fábula local para partilhar uma mensagem acessível sobre o ODS 10, sobre a redução das desigualdades. O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, deu uma aula na Escola Secundária de Calabaceira (Praia) partilhando a sua perspetiva sobre os ODS e a sua relevância para Cabo Verde e ainda foram proferidas aulas a nível de algumas Escolas nos concelhos de Ribeira Brava de São Nicolau, São Salvador do Mundo, São Vicente, São Domingos e São Filipe.

Em junho de 2017, foi comunicado a Cabo Verde, que o país ficou entre os 10 Países com melhores práticas ao lado da Argentina, Dinamarca, Equador, Bulgária, Rússia, Hungria, Malásia, Suíça e Costa Rica.

Neste ano de 2017, a maior aula do mundo que decorrerá na semana de 22 a 29 de setembro, tem como objetivo envolver as crianças e os adolescentes, com a elaboração de um programa de informação e sensibilização dirigido especialmente a este público-alvo, uma vez que se acredita que tem um papel importante a desempenhar na concretização deste desafio mundial, ajudando a responsabilizar os líderes para o cumprimento desses objetivos assumidos pelos seus países. Mas para isso, todos devem, em primeiro lugar, aprender como os ODS são importantes para as suas próprias vidas, para as suas comunidades e países e para a vida de outras crianças.

O Ministério da Educação está muito engajado neste processo, pelo que a Ministra da Educação irá proferir uma «Maior Aula do Mundo», no dia 25 de setembro em São Lourenço dos Órgãos, entre outras aulas que igualmente serão proferidas por outros Ministros.