Notícias

I Fórum do Desporto da CPLP recomenda actualização da legislação em todos os Estados membros

A actualização da legislação em todos os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), criando documentos de referência e a formação dos mais novos, através dos bons exemplos e das boas práticas no desporto foram destacadas enquanto recomendações no I Fórum do Desporto da CPLP subordinado ao tema “Integridade e Ética no Desporto”, realizado na última segunda-feira, 18 de Julho, no âmbito dos X Jogos Desportivos da CPLP que está a decorrer na ilha do Sal.

De entre outras recomendações foram ressaltadas a promoção do diálogo entre os diferentes actores: governantes, associações, escolas, sociedade civil, sponsors, atletas, desportistas. Mais, agir de forma coordenada desenvolvendo parcerias e troca de informações entre todos esses actores, bem como promover o acesso universal ao desporto fomentando a maior participação de mulheres.

“Ao pugnar por uma política desportiva que prioriza os valores da ética e da integridade, do jogo limpo e da lealdade, como base de toda a estruturação desportiva, defendemos que a prática desportiva é, hoje, também um indicador de desenvolvimento sustentável, um factor de qualidade de vida e uma condição essencial para a formação integral da pessoa humana”, segundo o Ministro cabo-verdiano do Desporto, Fernando Elísio Freire.

Lembrou, ainda que, no que tange aos objectivos do Governo de Cabo Verde, a promoção da prática desportiva é, desde sempre, uma preocupação e que o Executivo está atento para actuar com firmeza no sentido de zelar pela defesa da ética no desporto.

Para que se possa agir de forma mais coordenada, todos são chamados a envolver-se nas implementações das reformas para a preservação do desporto ético e a construção de uma nova era – a era da transparência, segundo Diogo Guia do Centro Internacional para a Segurança no Desporto – ICSS Europe, sugerindo uma Aliança Global para a Integridade no Desporto.

Enquanto responsáveis a nível central e local do país anfitrião que acolhe este I Fórum do desporto da CPLP, o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire e o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Jorge Figueiredo, na mesma linha de mensagem, avançaram que é crítico que consigamos manter o desporto limpo, afastando tanto quanto possível, a corrupção e as acções criminosas. Para tal estamos muito motivados para cooperar com todos os países do mundo”.

De acordo com o Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Augusto Baganha, reforçado nas palavras dos vários participantes deste fórum, “só juntando esforços começamos a ganhar senão qualquer dia já ninguém acredita no desporto”.

Neste sentido e em jeito de conclusão, Ângela Melo, representante da UNESCO, apelou a todos os participantes presentes neste I Fórum que participem de forma activa e com uma voz una, a voz da CPLP na conferência Mineps VI – Conferencia Internacional dos Ministros do Desporto que se realizará no próximo ano de 2017.