Notícias

Nações Unidas: Embaixadora Maria de Jesus Miranda apresenta Cartas Credenciais

A Embaixadora Maria de Jesus Veiga Miranda, apresentou nesta quarta-feira, 02 de agosto, ao Diretor Geral do Escritório das Nações Unidas em Genebra, Suíça, Michael Moller, as Cartas Credências que a acreditam como Embaixadora/Representante Permanente da República de Cabo Verde junto das Nações Unidas e de outras organizações internacionais sedeadas em Genebra, Suíça.

Michael Moller aproveitou para dar as boas-vindas a Genebra à nova Representante Permanente de Cabo Verde, desejando-lhe sucessos nestas suas novas funções, sublinhando que os desafios serão certamente enormes, tendo em conta o número de organizações e atividades que decorrem em Genebra. Acrescentou que os eventos das Nações Unidas em Genebra são multifacetadas e abrangem quase todas as áreas de desenvolvimento e atividades humanas, desde o desarmamento, passando por questões ligadas aos Direitos Humanos, à Saúde, ao Trabalho, Telecomunicações, Comércio, etc.

O Diretor Geral referiu ainda sobre o destaque que o Escritório das Nações Unidas tem dado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, tendo inclusive criado, no seu Gabinete, aquilo que apelidou de “Laboratório dos ODS”, com vista a fomentar a troca de experiências entre as delegações e países no que toca a essa problemática.

A Embaixadora Maria de Jesus Miranda agradeceu ao Diretor Geral pelo acolhimento caloroso e pelas observações pertinentes sobre as atividades das Nações Unidas em Genebra. Transmitiu ainda os cumprimentos do Presidente da República e do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, a vontade e determinação do Governo de Cabo Verde em reforçar cada vez mais a contribuição do arquipélago, enquanto membro das Nações Unidas, de modo geral e na cooperação entre o nosso país e a instituição, em especial.

Maria de Jesus Miranda aproveitou também para apresentar as grandes linhas prioritárias da Missão Permanente de Cabo Verde em Genebra, tendo ressaltado, entre outros, o trabalho a desenvolver com as instâncias voltadas para a mobilização de recursos para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sublinha desejar para este e para outros fins, contar com o apoio do Escritório das Nações Unidas em Genebra e do seu Diretor Geral em particular.

Michael Moller, mostrou-se bastante recetivo e disponível para apoiar, no que for possível, os desígnios de Cabo Verde, acrescentando que Genebra oferece muitas oportunidades, e é o local ideal para a mobilização de recursos, nomeadamente junto do sector privado e de Organizações não Governamentais.