Notícias

“O grande desafio na produção da informação nesta era digital é combater as fake news”- Maritza Rosabal

Maritza Rosabal destacou o papel da rádio, ao longo do tempo, na disseminação da informação e lembrou que este ano completaram 100 anos, das primeiras emissões de entretenimento da rádio.

“O grande desafio na produção da informação nesta era digital, onde qualquer um pode produzir a sua informação, é combater as fake news e repor a verdade. É necessário saber quais as flexibilidades, as fontes e como procurar informações que sejam realmente credíveis”. A afirmação é da Ministra da Educação, Maritza Rosabal, na abertura da conversa aberta sobre o “Jornalismo na Era Digital” com os alunos do 11º e 12º anos, promovida pela Direção Nacional de Educação, para assinalar o Dia Mundial da Rádio.

Maritza Rosabal destacou o papel da rádio, ao longo do tempo, na disseminação da informação e lembrou que este ano completaram 100 anos, das primeiras emissões de entretenimento da rádio.

A governante aproveitou a ocasião para enaltecer o papel das rádios em Cabo Verde no desenvolvimento da educação, em especial a Rádio e as Tecnologias Educativas que foi um instrumento fundamental para alfabetização no início dos anos 90, em que a taxa de analfabetismo rondava os 65%.

“A rádio era o principal instrumento de comunicação que existiu durante muitos anos aqui em Cabo Verde até ser criada a televisão, e também foi importante para a formação de docentes. Durante os anos 90, fez-se formações massivas para extensão do ensino básico, mas também para diversos cursos”, ressaltou.

A Ministra da Educação considerou que estamos num panorama completamente diferente da comunicação. Antes, a rádio era o grande veículo de comunicação e informação que todo mundo seguia, mas hoje nós temos vários recursos, como a televisão e a internet.

“Com o mundo tecnológico digital, temos acesso às informações em tempo real, contrário de antigamente, em que as informações chegavam e eram processadas e depois era lida para os outros”, frisou.

A Ministra afirmou que o mundo digital modificou imenso a forma de comunicar e receber informações que, consequentemente, modificou toda a nossa forma de ver o mundo, criando um grande desafio para aprender e ensinar.

Contudo, essa facilidade em produzir e ter acesso à informação trouxe alguns desafios ao jornalismo, em especial, o de informar adequadamente, procurar fontes que sejam realmente credíveis e combater as fake news.

Por fim, parabenizou esta iniciativa, que visa debater e informar sobre as formas de combater a desinformação e a manipulação de informações, e também de empoderar os jovens alunos de modo a que consigam aceder, analisar, refletir, criar e agir num ambiente cada vez mais digital.