Notรญcias

๐Œ๐ข๐ง๐ข๐ฌ๐ญ๐žฬ๐ซ๐ข๐จ ๐๐š ๐’๐š๐ฎฬ๐๐ž ๐ž ๐‚๐šฬ‚๐ฆ๐š๐ซ๐š ๐Œ๐ฎ๐ง๐ข๐œ๐ข๐ฉ๐š๐ฅ ๐๐š ๐๐ซ๐š๐ข๐š ๐ฎ๐ง๐ž๐ฆ ๐Ÿ๐จ๐ซ๐œฬง๐š๐ฌ ๐ž๐ฆ ๐ฆ๐ž๐ ๐š ๐œ๐š๐ฆ๐ฉ๐š๐ง๐ก๐š ๐๐ž ๐ฅ๐ข๐ฆ๐ฉ๐ž๐ณ๐š ๐š๐ง๐ญ๐ž๐ฌ ๐๐š๐ฌ ๐œ๐ก๐ฎ๐ฏ๐š๐ฌ

O Ministro da Saรบde e sua comitiva foram recebidos em visita de cortesia na Cรขmara Municipal da Praia, pelo seu Presidente e a sua equipa. Com a proximidade da รฉpoca das chuvas, o Ministรฉrio da Saรบde e a Cรขmara Municipal da Praia (CMP) vรฃo avanรงar com uma mega campanha de limpeza na capital. A iniciativa, que contarรก com a concertaรงรฃo de outros ministรฉrios e entidades parceiras, tem como principal objetivo a eliminaรงรฃo drรกstica dos focos de vetores transmissores de doenรงas, como os mosquitos responsรกveis pela dengue e pelo paludismo.
A garantia foi dada apรณs a visita de trabalho do Ministro da Saรบde ร  autarquia praiense, que permitiu ao governante conhecer de perto os serviรงos e os projetos locais direcionados para o setor da saรบde. Diante dos desafios sazonais, ambas as instituiรงรตes reconhecem que a antecipaรงรฃo รฉ a chave para evitar crises sanitรกrias. Alรฉm da recolha de resรญduos e da eliminaรงรฃo de lixeiras espontรขneas, o plano de contingรชncia prevรช intervenรงรตes na melhoria dos sistemas de drenagem de รกguas pluviais, evitando a acumulaรงรฃo de รกguas paradas que favorecem a proliferaรงรฃo de vetores.
Durante a deslocaรงรฃo, o Ministro visitou duas realidades distintas que ilustram os desafios e as prioridades do setor. A Unidade Sanitรกria de Base de Sรฃo Martinho Pequeno foi apontada como um exemplo de boas prรกticas, pelas suas infraestruturas e dinรขmica de funcionamento, devendo servir de referรชncia para outras unidades do paรญs. Em contrapartida, a Unidade Sanitรกria de Base de Sรฃo Francisco apresenta um elevado estado de degradaรงรฃo e foi identificada como prioridade para uma intervenรงรฃo urgente de reabilitaรงรฃo. ร€ semelhanรงa desta, as unidades de Sรฃo Pedro e Achada Mato tambรฉm necessitam de uma intervenรงรฃo conjunta entre o Ministรฉrio da Saรบde e a Cรขmara Municipal da Praia.
O encontro permitiu abordar diversos temas de interesse comum, com especial destaque para os desafios da saรบde pรบblica, do saneamento e da promoรงรฃo da qualidade de vida da populaรงรฃo, reforรงando a necessidade de uma atuaรงรฃo articulada e permanente entre o Ministรฉrio da Saรบde e a Cรขmara Municipal da Praia.