Notícias

Macky Sall participa na IIIª edição da Gala “Cabo Verde Sucesso”

O Presidente da República do Senegal, Macky Sall, confirmou a sua presença na III edição da Gala “Cabo Verde Sucesso" que homenageia a nossa diáspora africana e mostrou todo o engajamento do Senegal em apoiar e promover o evento, bem como em reforçar as relações entre os dois países. Estas informações foram avançadas pelo Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, após o encontro formal que manteve, na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, com o Presidente da República do Senegal, Macky Sall.

O Presidente da República do Senegal, Macky Sall, confirmou a sua presença na III edição da Gala “Cabo Verde Sucesso” que homenageia a nossa diáspora africana e mostrou todo o engajamento do Senegal em apoiar e promover o evento, bem como em reforçar as relações entre os dois países. Estas informações foram avançadas pelo Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, após o encontro formal que manteve, na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, com o Presidente da República do Senegal, Macky Sall.

“Oficializamos, junto do Presidente da República do Senegal, a realização da IIIª edição da Gala “Cabo Verde de Sucesso”, agendada para o dia 07 de dezembro de 2019, em Dakar”, realçou Fernando Elísio Freire.

A IIIª edição da Gala “Cabo Verde Sucesso” tem como objetivo de honrar e celebrar o sucesso da integração da comunidade cabo-verdiana em África e juntar, num mesmo espaço, cabo-verdianos e descendentes de cabo-verdianos, que se destacam na sociedade africana e poder partilhar com eles a visão do Governo de Cabo Verde para a Diáspora.

Cabo Verde é uma Nação Global, com cidadãos espalhados pela América, África, Europa e no resto do Mundo. A diáspora foi e tem sido a porta de abertura de Cabo Verde para o mundo, contribuindo, de forma indelével, para a construção e afirmação contínua de uma Nação cada vez mais reconhecida no plano internacional.

A afirmação pessoal e profissional dos cabo-verdianos residentes na diáspora constitui, indubitavelmente, um dos fatores de promoção de Cabo Verde além-fronteiras, contribuindo decisivamente para que a Nação assegure o seu lugar no mundo e vença os desafios que se lhe impõem.

É perante este contexto que o Governo de Cabo Verde, em parceria com a Presidência da República, vem homenageando os cabo-verdianos residentes na diáspora que se distinguem, entre os melhores, nas mais diversas áreas, através da organização da Gala “Cabo Verde Sucesso” que visa, essencialmente, reconhecer o mérito da comunidade cabo-verdiana na diáspora.

Recorda-se que a Gala “Cabo Verde Sucesso” constitui uma oportunidade de projeção positiva de Cabo Verde no exterior e realiza-se anualmente nos 3 (três) continentes com maior número de cabo-verdianos, a saber, o Americano, o Europeu e o Africano.

Assim, como a Iª Edição da Gala aconteceu no dia 30 de setembro de 2017, em Boston, nos Estados Unidos da América, e a IIª Edição em Lisboa – Portugal, no dia 1 de dezembro de 2018, a III Edição será em Dakar, no dia 7 de dezembro, para celebrar a nossa diáspora com as autoridades do Senegal e de toda África, à semelhança das edições anteriores, explica o Ministro.