Notícias

Ministro da Saúde e da Segurança Social enaltece contributo do INPS à Nação Cabo-Verdiana

O Ministro de Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário,  enalteceu o contributo que o INPS tem prestado à Nação Cabo-Verdiana. “Desde o momento alto da sua criação, como Instituto Nacional de Previdência Social, que esta instituição em Cabo Verde vem galgando patamares importantes, seja em relação a medidas regulamentares das prestações, seja em relação a medidas legais para aumentar a percentagem da população coberta, ou ainda medidas visando o aumento e melhoria pessoal e material das prestações”. Arlindo do Rosário fez esta declaração, esta segunda-feira, 15 de julho, Dia Nacional da Segurança Social, que foi assinalado este ano sob o lema “Promovendo a Transformação Digital, para uma melhor Segurança Social.

 

O Ministro da Saúde e da Segurança Social acrescentou que o INPS vem acompanhando as transformações da sociedade, seus anseios, seus valores, sua economia, seu mercado de trabalho, sua demografia, para poder continuar a prestar-lhe adequadamente os seus serviços. “Estamos assinalando o dia Nacional da Segurança Social sob a égide de mudanças positivas”.

O titular da pasta da Segurança Social reconhece que apesar do aumento dos números dos segurados e dos contribuintes do INPS e de melhorias significativas, muitos cabo-verdianos ainda estão fora do sistema de segurança social, sobretudo as mulheres e os residentes nas zonas rurais, parte significativa da população em idade ativa não tem acesso ao emprego.

Por isso, Arlindo do Rosário afirma que os principais desafios do desenvolvimento do sistema passam por alargar a cobertura da segurança social, tanto do regime contributivo como do não-contributivo, a consolidação do sistema da proteção social a nível da saúde, da proteção social das crianças e das famílias em situações de vulnerabilidade e pela sustentabilidade do setor.

Ainda para assinalar o Dia Nacional da Segurança Social o INPS lançou o Novo Portal Digital.