Notícias

600 Professores do Ensino Básico já formados no âmbito da generalização de novos curricula

O Ministério da Educação e Desporto, através da Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário (DGEBS) já capacitou, de Julho à presente data, 600 professores do Ensino Básico, no âmbito da abordagem por competência.

A formação que abrange professores do primeiro ano e coordenadores pedagógicos de todos os concelhos do país, visa dotar esses profissionais de instrumentos metodológicos e pedagógicos, por forma a estarem melhor preparados para a nova abordagem de ensino.

Neste momento, quase todos os concelhos já foram abrangidos com essa acção de formação com excepção de alguns da ilha de Santiago.

Segundo a Directora Geral do Ensino Básico e Secundário, Teresa Lima, esta capacitação é um grande ganho para o Ministério, não só pelo feedback positivo que têm recebido dos concelhos, mas também, porque num curto espaço de tempo já se atingiu quase todos os concelhos do país.

Lima afirma que os próximos passos serão o acompanhamento dos docentes e promoção de acções de formação na avaliação das competências.

Até final de Dezembro deste ano, perspectiva-se ter a nível nacional, todos os professores do 1ºano formados, para em Janeiro do próximo ano iniciar uma segunda etapa da formação, desta feita dirigida aos técnicos dos serviços centrais.

Recorde-se, que os novos manuais do 1ºano foram generalizados no início deste ano lectivo e desde então, os professores têm aplicado a nova abordagem de ensino. Um ensino virado mais para o aluno, que promove a sua auto-aprendizagem e uma maior interacção professor/aluno.

A nova metodologia de ensino é também inovadora e está mais direccionada para o quotidiano do aluno.