Notícias

José Maria Neves agradado com Escola Secundária de Calabaceira

A Escola Manuel Lopes, "é uma escola que está a funcionar muito bem, muito atractiva, muito bem conservada, e queria dar os parabéns aos professores e alunos desta escola, toda a comunidade educativa, porque é uma escola líder em termos de organização, em termos de conservação e de realização de um conjunto de actividades para transformar os alunos em cidadãos", afirmou.

Durante a sua visita às instalações do liceu de Calabaceira, José Maria Neves ainda teve a oportunidade de trocar experiências com os alunos do segundo e terceiro ciclo da escola, na já habitual Aula Magna, versando o tema "Um Cabo Verde de Oportunidades para os jovens".neves_escola_1

 

 

 

 

 

 

Desta feita, como já havia feito, por exemplo, na Escola Secundária de Achada São Filipe, José Maria Neves deixou que fossem os alunos a iniciarem o certame com suas questões.

E, como não poderia deixar de ser, estes quiseram saber sobre as oportunidades de emprego e as políticas de emprego que o Governo vem realizando. Neves que já foi Docente, exibiu a sua grande capacidade pedagógica, respondendo com paciência a todas as questões postas.

Sobre isso, o Chefe do Executivo enumerou várias iniciativas no sentido de criar essas "novas oportunidades", tais quais a construção de novos liceus, o arranque de novas escolas e centros de formação profissional, a edificação da Universidade de Cabo Verde, e todas as iniciativas para a criação de novas empresas e mais postos de trabalho.

"Os investimentos externos que estão a ser realizados em Cabo Verde, mais hotéis, mais empresas, mais fábricas, são oportunidades que estão a ser criadas para os cabo-verdianos", afirma. neves_escola_2

 

 

 

 

 

 

Oportunidades essas que são criadas pelos pesados investimentos na melhoria das condições infraestruturais, estradas, portos, aeroportos, hospitais, escolas de formação, etc., mas também "pelas empresas, pelas famílias e pelas pessoas", aponta.

Cabe aos jovens trabalharem com afinco e investirem na sua educação para aproveitarem melhor essas oportunidades que lhe são criadas, avisa. A questão do desemprego, por exemplo, só se resolverá "com mais crescimento e mais desenvolvimento de Cabo Verde.

Hoje de manhã, o Primeiro Ministro também se reuniu com uma Delegação de Juízes do Tribunal da CEDEAO, para discutir questões, certamente, ligadas ao funcionamento daquela organização regional africana e a participação de Cabo Verde nesta aliança.