Notícias

Sistema de Gestão de Informação Energética apresentado hoje aos stakeholders

O ato foi presidido pelo Ministro da tutela da Energia, Alexandre Monteiro, que no seu discurso salientou a importância de planear de forma adequada o setor neste processo de transição energética, e que para tal, é necessário ter dados fiáveis e de qualidade.

O Ministério da Indústria, Comércio e Energia, em parceria com o Programa de Apoio ao Setor da Energia, PASER, e financiado pelo Cooperação Luxemburguesa, apresentou, na manhã de hoje, o Sistema de Gestão de Informação Energética (SGIE), em comemoração ao Dia Mundial da Energia, que se celebra amanhã.

O ato foi presidido pelo Ministro da tutela da Energia, Alexandre Monteiro, que no seu discurso salientou a importância de planear de forma adequada o setor neste processo de transição energética, e que para tal, é necessário ter dados fiáveis e de qualidade.

O Sistema de Gestão de Informação Energética enquanto “plataforma energética irá fornecer dados de apoio na formulação da estratégia de desenvolvimento sustentável, na elaboração de políticas, no planeamento e monitorização do setor de energia”, explicou o ministro.

O objetivo final do SGIE é, entre outros, desburocratizar os processos de registo dos profissionais técnicos do setor, a partilha de informação entre os stakeholders setoriais, administrar os processos de registo de empresas, dos sistemas de produção, licenciamento das centrais de produção.

“Teremos num único sítio informações relevantes para o setor, o que proporcionará mais confiança e transparência na gestão do Sistema Energético Nacional”, concluiu o governante.

O ministro Alexandre Monteiro, agradeceu a Cooperação Luxemburguesa pelo importante contributo ao desenvolvimento do país e, em particular, o apoio no setor das energias renováveis.

A abertura do evento contou com a presença do Encarregado de Negócios a.i. Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo, Senhor Thomas Barbancey, que relembrou no seu discurso que “hoje mais de 18% dessa energia é produzida com base em fontes renováveis.”

“Resultados que nos dão vontade de continuar a trabalhar neste setor, para continuar a baixar o preço da eletricidade e da água, e ajudar Cabo Verde a atingir o objetivo que se fixou de ter 50% de energias renováveis até 2030, dando o seu importante contributo na luta contra o aquecimento global”, concluiu o Encarregado de Negócios a.i Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo.

A apresentação do Sistema de Gestão de Informação Energética, que foi feito de forma presencial e virtual, ficou a cargo da Conselheira Técnica Principal do Programa de Apoio ao Setor da Energia, PASER, Eng.ª Miriam Vera-Cruz e do Diretor de Serviço de Energia, Eng.º Ariel Assunção.

De relembrar que o país já registou avanços importantes no domínio da Eficiência Energética, nomeadamente, a migração dos combustíveis mais económicos, fuel 180 e 380; a substituição da sistema tradicional de iluminação pública por lâmpadas LED; a introdução de contadores inteligentes, a instalação de laboratórios modernos de aferição de contadores  e de controlo de medições, o novo Centro Nacional de Despacho com o sistema SCADA/EMS/DMS,  a criação do Sistema nacional de Etiquetagem e Requisitos dos Equipamentos Elétricos e a aprovação do Código de Eficiência Energética em Edifícios.