Notícias

Governos de Cabo Verde e Japão assinam Acordo por Troca de Notas entre os dois países

O referido evento, foi presidido pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, via videoconferência, que durante a sua intervenção reiterou os votos de reconhecimento do Governo e do povo japonês pela expressividade de solidariedade e empenho demonstrada a Cabo Verde, através de financiamentos de várias ações em setores chaves da economia cabo-verdiana.

No quadro das relações de cooperação entre o nosso país e o Japão, o Embaixador Nipónico em Cabo Verde, com residência em Dacar, Arai Tatsuo e o Embaixador de Cabo Verde no Senegal, Inácio Felino de Carvalho, em representação do Governo, assinaram hoje, 30 de junho, o acordo por troca de notas que confirma a atribuição da ajuda alimentar japonesa a Cabo Verde referente ao ano fiscal 2021, num montante de 250 milhões de Ienes, equivalente a 208 milhões de escudos.
De referir que a ajuda alimentar japonesa vem ajudando as autoridades cabo-verdianas na resposta aos desafios ligados a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais e estabilidade de preços no mercado nacional.
Desta forma, com o valor da venda dos cereais no território nacional, cria-se um fundo de contrapartida para o financiamento de projetos de desenvolvimento de cariz socioeconómico, nas áreas da agricultura, segurança alimentar, disponibilidade de água, bem como no setor da saúde com impacto direto na melhoria das condições de vida da população.
O referido evento, foi presidido pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, via videoconferência, que durante a sua intervenção reiterou os votos de reconhecimento do Governo e do povo japonês pela expressividade de solidariedade e empenho demonstrada a Cabo Verde, através de financiamentos de várias ações em setores chaves da economia cabo-verdiana.
Segundo Miryan Vieira, a cooperação entre os dois países é “frutífera” e tem obtido grandes resultados principalmente nos sectores chave do desenvolvimento do país, nomeadamente: transporte, eletricidade, água, agricultura, pescas, energias renováveis, educação e formação de quadros. Também, espera-se que seja alargada ao sector privado, no sentido de aproveitarmos as várias oportunidades de negócios existentes no sector marítimo e económico, com base nos oceanos, avançou.
“Ter ao nosso lado um parceiro amigo como o Japão, concedendo apoios em sectores importantes da nossa economia para colmatar as vulnerabilidades do país, para nós é motivo de grande satisfação”, realçou a governante.
Para além dessas constatações, disse que a assistência alimentar japonesa tem sido uma mais-valia desta cooperação e permitido reforçar a segurança alimentar e nutricional, atenuando os efeitos da seca persistente, agravada com outras vulnerabilidades ambientais e estruturais de Cabo Verde.
Por fim, destacou a importância da constituição dos fundos de contrapartida gerados por essa tradicional ajuda e a sua aplicação na implementação de projetos voltados para a redução das vulnerabilidades sociais e dos riscos da segurança alimentar na população menos favorecida.
Por seu lado, o Embaixador do Japão, Arai Tatsuo, demonstrou a satisfação do Governo japonês, a nível da cooperação desenvolvida entre os dois países e adiantou que este donativo enquadra-se no âmbito da ajuda não reembolsável do Japão, e irá contribuir para reforçar a segurança alimentar e atenuar simultaneamente os efeitos da pandemia da covid-19 e da seca nas populações mais vulneráveis de Cabo Verde.
“O Japão vai continuar a apoiar Cabo Verde no seu desenvolvimento e reforçar as excelentes relações de amizade e de cooperação existentes entre os dois países”, sublinhou, Arai Tatsuo.
“Felicito o Governo Cabo-verdiano pela boa gestão do fundo, que tem sido muito benéfico para as populações, e o Japão continuará a apoiar os esforços de Cabo Verde para o crescimento económico, desenvolvimento sustentável e redução da pobreza”, concluiu.
Recorde-se que Japão tem sido um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, tendo em conta o número e impacto das ações de cooperação desenvolvidas em vários setores de entre os quais: as pescas, as telecomunicações rurais, a ajuda alimentar regular, a assistência técnica e o acolhimento de estagiários para formações de curta duração e o crédito bonificado.