Notícias

Conversa Baxu Polon entre o Sr. Makhtar Diop, Managing Director da IFC, e o emblemático produtor cabo-verdiano Djô da Silva

O Grupo Banco Mundial, em parceria com o Ministério das Finanças e Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, realizou no passado dia 16 de maio, uma conversa “Baxu Polon” entre o Sr. Makhtar Diop, Managing Director da International Finance Corporation, e o Sr. José Silva “Djô da Silva”, Diretor da Harmonia, Mentor do Kriol Jazz Festival e Presidente da Sony Music Entertainment na Costa do Marfim.

Num ambiente descontraído ao pôr do sol, os painelistas debateram as indústrias criativas como um setor estratégico para o desenvolvimento económico e social, num contexto de crescente valorização da criatividade como motor de inovação.

José da Silva, conhecido profissionalmente como Djô da Silva, ganhou proeminência como empresário da lendária Cesária Évora, desempenhando um papel decisivo na introdução da música morna ao público global. Fundador da editora discográfica Lusafrica e, mais tarde, da Harmonia, em Cabo Verde, Djô da Silva tem sido também o impulsionador de eventos culturais importantes, como o Kriol Jazz Festival e a Atlantic Music Expo, realizada anualmente na cidade da Praia.

Estas iniciativas tornaram-se importantes plataformas de intercâmbio musical entre artistas de África, das Caraíbas e da Europa.

O Ministério das Finanças e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas reiteram o compromisso de fomentar parcerias público‑privadas, apoiar projetos inovadores e promover o intercâmbio cultural, visando a criação de emprego qualificado e a projeção internacional de Cabo Verde.