Notícias

Oitava Edição do “ArtEmpreend – Conversas Artísticas” Destaca Trajetórias Inspiradoras de Tutu Sousa e Hélder Cardoso

No passado dia 20 de maio, o Pátio Tchon de Morgado, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, acolheu a oitava edição do “ArtEmpreend – Conversas Artísticas”, uma iniciativa promovida pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. O evento contou com a presença dos artistas plásticos Tutu Sousa e Hélder Cardoso, que partilharam as suas experiências e visões sobre o panorama artístico nacional.

Tutu Sousa, com uma carreira de 30 anos, destacou a importância de promover diálogos sobre arte e o seu mercado no país. “Vivemos num país onde, quase sempre que se fala de arte, ela é resumida a um só domínio, mas hoje vamos falar de artes plásticas, o que nos parece essencial”, afirmou. O artista também mencionou o reconhecimento internacional do seu trabalho, ao vencer o prémio de melhor artista plástico na VIE Fashion Week, em Dubai, entre 17 concorrentes.

Mas mais do que isso, falou da sua experiência a transformar espaços urbanos, como fez com o projeto Rua d’Arte em Terra Branca, que hoje é uma referência na cidade da Praia. Este projeto, iniciado em 2016, transformou uma rua do bairro de Terra Branca numa galeria a céu aberto, com murais coloridos e obras de arte nas fachadas das casas, atraindo turistas e promovendo a arte urbana em Cabo Verde.

Hélder Cardoso, com uma década de carreira, enfatizou a relevância de momentos de partilha entre diferentes gerações de artistas. “Enquanto o Tutu Sousa ainda está entre nós, sinto que devo aproveitar ao máximo toda a sua experiência no campo das artes plásticas nacionais”, disse. O artista também mencionou o seu projeto SCAW, que tem impactado positivamente a comunidade de Cutelinho, em Pedra Badejo, através da arte.

Ambos os artistas destacaram a importância do Estatuto do Artista, instrumento que visa formalizar e dignificar a profissão artística em Cabo Verde.

O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, presente no evento, sublinhou a relevância da iniciativa. “Tive o privilégio de assistir, no Pátio Tchon de Morgado, à 8.ª edição do ArtEmpreend – Conversas Artísticas, uma iniciativa que, mais do que um evento, é um espaço de inspiração e partilha”, afirmou. O governante também colocou questões aos artistas, promovendo um diálogo enriquecedor sobre o futuro das artes plásticas no país.

O “ArtEmpreend – Conversas Artísticas” visa promover o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia criativa em Cabo Verde, através do diálogo entre artistas, empreendedores e o público. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo em incentivar os talentos locais e fomentar a interseção entre arte e negócios.