Notícias

Ministro Eurico Monteiro destaca Cabo Verde como destino seguro e atrativo para investidores

O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, garantiu, esta quarta-feira, 18 de junho, que Cabo Verde oferece um conjunto sólido de condições que fazem do país um destino atrativo para o investimento, tanto nacional quanto estrangeiro.

Estabilidade política, ambiente fiscal competitivo e um sistema de justiça independente foram apontados, pelo governante, como pilares fundamentais para a confiança dos investidores. Eurico Monteiro falava durante a abertura de um painel de ato nível dedicado à promoção de oportunidades de investimento em Cabo Verde, à margem do Cabo Verde Investment Fórum que decorre, na ilha do Sal.

“Temos um quadro estável, seguro, e um ambiente de negócios competitivo, com políticas públicas previsíveis, contínuas, sem zigue-zagues e geradoras de consciência”, afirmou o Ministro, sublinhando que a estabilidade em Cabo Verde vai além da ausência de golpes de Estado, traduzindo-se numa governança fiável e num ambiente institucional sólido e de justiça independente.

Conforme o Ministro, o país está comprometido com reformas estruturais, com mudanças profundas no modo como tratamos os processos de investimento e como o Estado se relaciona com as pessoas e com as empresas, que visam, não apenas criar um ambiente mais amigável para o investimento, como também enfrentar de frente os desafios ainda existentes. “Estamos a fazer o que é necessário para o país crescer”, assegurou.

Entre os avanços apontados estão, o crescimento da economia e do emprego, o aumento dos salários, a redução da pobreza extrema e absoluta, e o fortalecimento dos benefícios sociais. Foram igualmente destacados pelo Ministro, o ambiente fiscal competitivo, a independência do sistema de justiça — onde o Estado pode ser condenado por ações de cidadãos, como algo natural — e a arbitragem nacional e internacional como garantias adicionais para quem investe.

Eurico Monteiro sublinhou ainda o papel estratégico das novas tecnologias, o talento da juventude cabo-verdiana na área digital e o investimento contínuo na qualificação profissional. “Temos um sistema formativo de muito mérito, procurado por vários países da região, e cuja oferta formativa está alinhada com o mercado de trabalho”, indicou.

Dirigindo diretamente aos investidores, o governante afirmou que o Governo de Cabo Verde está a proceder a investimentos para baixar significativamente alguns custos do contexto, para que as empresas também possam agilizar e simplificar os seus processos de investimento.

Por isso, afirmou, montamos um sistema com procedimentos e circuitos para cuidar dos vossos investimentos, evitando duplicações de exigências e mostrando sempre que são bem-vindos. “O vosso investimento faz falta a Cabo Verbo e precisamos dele para fazer crescer o país e o rendimento das pessoas” finalizou o Ministro.

Ainda conforme o Ministro, a forma como somos referenciados no mundo, os rankings que ocupamos, o crescimento da economia e do emprego, o crescimento dos salários e dos benefícios sociais, bem como a redução da pobreza, quer extrema, quer absoluta, diz, de forma clara e inequívoca, que “estamos fazendo o que é necessário para o país crescer”. “Todo o crescimento ao serviço das pessoas e em completo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.