Notícias

Ulisses Correia e Silva inaugura Porto de Cruzeiros do Mindelo

“Prometemos transformar S. Vicente num destino turístico atrativo e com centralidade na economia azul. Isto está a acontecer!”, avançou ainda Ulisses Correia e Silva que aponta o “um claro crescimento do turismo”, onde “há mais turistas e melhores hotéis”.

Foi inaugurado este sábado, 21 de junho, o Porto de Cruzeiros do Mindelo. O acto foi presidido pelo Primeiro Ministro, José Ulisses Correia e Silva. “Mais uma vez, estamos a cumprir com S. Vicente e Cabo Verde. Com este grande investimento estamos a executar com sucesso o programa do Governo. O Porto de Cruzeiros estará, a partir de agora, ao serviço da economia da ilha e vai ter impacto no seu crescimento, dinamizar a economia e criar mais emprego. Significa, impacto nas Pessoas, a razão de ser da nossa governação”, adiantou.

“Prometemos transformar S. Vicente num destino turístico atrativo e com centralidade na economia azul. Isto está a acontecer!”, avançou ainda Ulisses Correia e Silva que aponta o “um claro crescimento do turismo”, onde “há mais turistas e melhores hotéis”.

Para o Chefe do Governo, “este Porto de Cruzeiros vai contribuir para aumentar o número de turistas, que virão com maior frequência e barcos de grande dimensão”, disse, adiantando que brevemente, S. Vicente irá ver funcionar o seu primeiro hotel de 5 estrelas operado por uma marca do top mundial, que é a Marriott. Outros hotéis em construção, e mais virão por efeito de contágio positivo e de promoção.

“Mas o Governo tem mais investimentos realizados, e outros, em execução, que irão alavancar o turismo e a economia da ilha”, aponta. São os casos do Centro Nacional de Artesanato e Design, de uma rede de centros culturais, centros interpretativos e patrimónios edificados que contam a rica história desta ilha ao mundo e realizam eventos, e que deve ser reforçada para aumentar a atratividade da ilha no seu posicionamento nas indústrias criativas em Cabo Verde. E neste enquadramento, destaco o Museu Cesária Évora, que neste momento está a ser trabalhado, a reabilitação do Centro Cultural do Mindelo será realizada este ano, e o Museu do Carnaval que se encontra em processo de conceção e de montagem de financiamento.

“Gostaria de reconhecer as parcerias que tornaram possível a construção deste Porto de Cruzeiros”. Os Países Baixos (Holanda), a União Europeia, pareceria esta que deverá continuar e reforçar-se através da iniciativa Global Gateway, com investimentos no Porto Grande de Mindelo, para operações de Transhipment, modernização da CABNAVE em operações de reparação naval e com investimentos na expansão do porto marítimo de Porto Novo para receber navios de cruzeiros.

“Estes investimentos estão com financiamento garantido, com processos em curso e irão acontecer. Todos estes investimentos são uma aposta forte na economia azul”, garantiu.

“Como vêm, as expetativas são positivas para a economia de S. Vicente. Temos de ter uma atitude positiva e caminhar com determinação para o desenvolvimento sustentável desta ilha, da região norte e de Cabo Verde”, conclui Ulisses Correia e Silva.