
O Ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, Eurico Monteiro, inaugurou, esta sexta-feira, 22 de agosto, o Balcão Único do Paul, o 27º a ser instalado nas Câmaras Municipais de todo o país, dos quais 20 nas sedes e sete nas delegações municipais. Um projeto de modernização dos serviços de atendimento levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP) e operacionalizado pela Direção Nacional da Modernização do Estado, em parceria com as Autarquias Locais, com o objetivo de disponibilizar num único ponto de acesso um conjunto de serviços da Administração Central e Local, por forma a reduzir o número de ações processuais e deslocações entre instituições e oferecer maior comodidade aos cidadãos e agentes económicos na prestação dos serviços públicos.
Durante a sua intervenção, na qual destacou a importância de uma cooperação estreita entre a Administração Central e Local para desenvolvimento do país, o governante referiu que o executivo tem em curso uma ampla reforma da Administração Pública, nomeadamente no que concerne aos serviços de atendimento.
“Nós estamos empenhados e os municípios estão a dar bons sinais nesse sentido”, afirmou o Ministro, realçando que, nessa linha de concessão, já foram inaugurados vários balcões também a nível dos Ministérios, mas que ainda faltam outros para serem contemplados, por forma a uniformizar um único modelo de atendimento a nível de toda a Administração Pública.
“Queremos conceber espaços públicos de atendimento agradáveis, com ambientes visualmente atrativos, acolhedores, mas, fundamentalmente, que as pessoas à frente do atendimento estejam alinhadas com esse ambiente para ali se desenvolver uma relação de empatia, ou seja, que o atendedor atenda com esta preocupação de saber como é que eu posso ajudar este cidadão ou empresário a resolver os seus problemas”, explicou o Ministro.
Além disso, acrescentou Eurico Monteiro, “queremos que seja um atendimento efetivo, que tenha uma ligação muito direta com a resposta que as pessoas procuram porque, muitas vezes, o juízo que se faz de um serviço público depende, quase que exclusivamente, da qualidade do atendimento nele prestado, pois se este for ruim, ainda que com técnicos altamente qualificados, a imagem que fica é de um mau serviço”
Em suma, um atendimento que esteja em linha com as necessidades das pessoas e com todos os serviços da unidade orgânica, procurando responder, se possível, na hora aos problemas dos cidadãos e das empresas, garantiu o Ministro, para quem, tão importante quanto a atuação dos atendedores, é a eficiência dos procedimentos, quando se quer um serviço público simplificado e descomplicado.
“Ao mesmo tempo que temos em curso reformas de fundo, que têm a ver, sobretudo, com a simplificação dos procedimentos, estamos a fazer uma grande e essencial transformação digital, que nos vem permitir ter na palma da mão todos os serviços do Estado, através do nosso telemóvel, independentemente de onde estejamos”, afirmou o governante.
Para o Ministro, é essencial não perder tempo e ganhar em rapidez. “Quando nós fizermos isso, as pessoas não só ficam mais satisfeitas, como também os processos que nós temos para decisão andam mais rápido. Por isso, temos que simplificar!”, concluiu Eurico Monteiro, que, ainda na ocasião, presenciou a assinatura de um Acordo de Nível de Serviço entre o MMEAP, representado pelo Diretor Nacional da Modernização do Estado, Eng.º João Cruz, e a Câmara Municipal do Paul, representado pelo Presidente, Adilson Fernandes.



