
O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, presidiu, esta segunda-feira, 22 de setembro, ao ato de lançamento da oferta formativa 2025/2026 da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), que teve lugar nas instalações da Escola, em Palmarejo Grande, na Praia.
Durante a sua intervenção, Eurico Monteiro enalteceu a qualidade da formação profissional ministrada pela EHTCV, sublinhando que a taxa de empregabilidade dos formandos ronda os 95%, fator que garante oportunidades de trabalho em Cabo Verde e no exterior.
Monteiro destacou que o Turismo é o coração da economia nacional, influenciando diretamente vários outros setores, do Transporte ao Comércio, e reforçou a necessidade de profissionais qualificados e comprometidos: “Quem é formado nesta Escola tem praticamente um emprego garantido. Mas é preciso ser um excelente profissional, indispensável à empresa, para alcançar melhores condições e crescimento na carreira”, afirmou.
O governante lembrou ainda que o Estado cria oportunidades, mas cabe a cada pessoa aproveitá-las com disciplina, entrega e vontade de aprender.
Ainda na ocasião, o Ministro anunciou as medidas governamentais para a valorização da qualificação profissional em curso, como o alargamento das carteiras profissionais a outras categoriais, além das já implementadas, como forma de proteger consumidores e valorizar quem possui formação certificada.
Para finalizar, Eurico Monteiro incentivou os formandos a estarem comprometidos e a apostarem sempre na busca pela excelência, destacando que profissionais dedicados são indispensáveis e, por isso, capazes de alcançar melhores condições salariais e progressão na carreira.
Refere-se que, para o ano letivo 2025/2026, a EHTCV vai acolher 172 jovens de todas as ilhas, em cursos de Cozinha, Restauração e Bebidas, Serviço de Andares e Lavandaria e Gestão de Alojamento Hoteleiro.
Os programas, gratuitos e financiados pelo Governo de Cabo Verde, aceitam candidatos com escolaridade do 6º ao 12º ano e incluem alojamento, alimentação e residência para formandos de outras ilhas ou do interior de Santiago.
Paralelamente, a EHTCV desenvolve formação contínua para profissionais em áreas como Cozinha, Panificação, Pastelaria e mesa e Bar, reforçando a qualificação do setor e a excelência do Turismo em Cabo Verde.



