
O Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, presidiu esta quarta-feira, 05, na cidade do Mindelo, a reunião dos Ministros do Mar da CPLP, realizada no quadro da 8.ª edição do Cabo Verde Ocean Week. O encontro contou com participações presenciais e online dos Estados-membros.
Na sua intervenção inicial, o Ministro do Mar deu as boas-vindas aos participantes, sublinhando a importância do mar na identidade e no desenvolvimento de Cabo Verde, tendo destacado que o território marítimo nacional é quase trezentas vezes superior ao terrestre, e que a Economia Azul já representa cerca de 19% do PIB, sendo a pesca responsável por 15%, uma fonte vital de emprego, rendimento e segurança alimentar.
O governante afirmou que esta reunião em Mindelo é “motivo de orgulho e de renovado compromisso com a cooperação entre os países da CPLP”, reforçando que todos partilham “um imenso espaço marítimo comum, cheio de potencial e desafios”.
Sob o lema “Preservação da Biodiversidade e Pesca”, os Ministros discutiram propostas para fortalecer a concertação política e científica no espaço lusófono, com destaque para a criação de um Observatório Lusófono do Mar; a concretização do Centro de Excelência para a Sub-Região Africana; o reforço da mobilidade académica e científica; a institucionalização de uma Semana Lusófona dos Oceanos e a promoção de uma diplomacia azul ativa da CPLP nos grandes fóruns internacionais.
No final dos trabalhos, foi adotada a “Declaração de Mindelo”, composta por 26 pontos, que consolida os compromissos da CPLP com a preservação dos oceanos, a proteção da biodiversidade marinha e a utilização sustentável dos recursos do mar.



