Notícias

Secretário de Estado das Finanças destaca papel da inCentea na modernização digital de Cabo Verde

O Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, fez a abertura oficial da celebração dos 18 anos da inCentea em Cabo Verde, na passada sexta-feira, 14 de novembro, destacando a importância da empresa na transformação digital do país e no fortalecimento das organizações públicas e privadas.

Na sua intervenção, Alcindo Mota sublinhou que a trajetória da inCentea é um exemplo claro de como a inovação tecnológica e o conhecimento setorial podem apoiar a jornada de transformação digital no nosso país. “A vossa atuação, que oferece soluções ajustadas à realidade dos negócios, com um acompanhamento próximo, especializado e orientado a resultados, tem sido crucial para a modernização da gestão empresarial.”

O Secretário de Estado das Finanças referiu que o Governo reconhece que a transformação digital não é um luxo, mas sim uma necessidade fundamental para o crescimento sustentável, sublinhando que, para avançar, Cabo Verde precisa de soluções à medida e tecnologias líderes que abranjam desde a gestão integrada até à infraestrutura, segurança e cloud.

Ao falar sobre as instituições públicas, Alcindo Mota sublinhou a importância de uma gestão exímia, em especial quando se trata de entidades que lidam com verbas públicas, indicando que o Setor Público, um dos setores-chave para a inCentea, enfrenta desafios incontornáveis que exigem qualidade de serviço, rigor, transparência e sustentabilidade.

“Soluções que garantam uma gestão eficiente e decisões baseadas em dados são vitais para assegurar transparência e o escrutínio rigoroso que o nosso modus operandi exige”, afirmou, recordando que a inCentea tem demonstrado compromisso em ajudar a otimizar processos em áreas complexas como a saúde.

O lema da celebração, “Parcerias Fortes, Sinergias Inovadoras”, sintetiza a visão do Governo, afirmou Alcindo Mota, destacando que o crescimento sustentável da inCentea em Cabo Verde só é possível através da colaboração estreita com instituições públicas, privadas e parceiros estratégicos.

“A inCentea, com os seus 38 anos de história global, a sua presença em 8 países e o seu vasto número de clientes, traz não só tecnologia, mas também conhecimento profundo de cada setor. Essa experiência é fundamental. É com esta partilha de conhecimento e com inspiração e conhecimento para o negócio que podemos impulsionar o nosso futuro”, considerou o governante.

O Secretário de Estado apelou para que este aniversário seja visto como “um novo ponto de partida”, incentivando a empresa a continuar a apoiar a expansão digital de empresas e instituições.

Alcindo Mota concluiu felicitando a inCentea e afirmando que a missão da empresa de transformar a tecnologia em valor é sinónima do objetivo do Governo de construir um Cabo Verde mais eficiente, mais transparente e mais competitivo.