Notícias

Cabo Verde e União Europeia celebram 18 anos de Parceria Especial

Cabo Verde assinala hoje, 19 de novembro, 18 anos de Parceria Especial com a União Europeia.

Em mais um aniversário da aprovação da Comunicação da Comissão Europeia sobre o futuro das relações entre a União Europeia e a República de Cabo Verde pelo Conselho dos Assuntos Gerais e Relações Exteriores da UE, Cabo Verde realça a parceria estratégica desenvolvida com a União, marcada pela partilha de valores sociopolíticos, ganhos consolidados e uma forte convergência política entre as duas Partes.

Ao longo destes anos, a Parceria Especial tem permitido o reforço do diálogo político-diplomático e a concertação mútua, permitindo acrescentar um conjunto de interesses comuns ao relacionamento entre Cabo Verde e a União Europeia.

Durante o ano de 2025, Cabo Verde, a União Europeia e os seus Estados Membros deram continuidade ao aprofundamento da Parceria Especial com a implementação de uma agenda dinâmica e várias iniciativas com resultados notáveis nos domínios da redução da pobreza, proteção social, energia, segurança marítima, Economia azul e investimentos, integração regional e mobilidade.

Sua Excelência o Senhor Ulisses Correia e Silva, Primeiro Ministro de Cabo Verde, participou no II Fórum do EU Global Gateway em Bruxelas nos dias 9-10 de outubro, a convite da Presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von der Leyen.

Na ocasião, evidenciou a importância da iniciativa Global Gateway para o fortalecimento das relações políticas, económicas e de desenvolvimento entre Cabo Verde e a União Europeia e sublinhou o papel estratégico de Cabo Verde no Atlântico Médio, como ponto de ligação entre África, Europa e América, realçando o investimento europeu de 400 milhões de euros em áreas-chave: economia azul, transição energética e digitalização.

No ano em que se assinala o 50º Aniversário da Independência Nacional, Cabo Verde conta com uma trajetória marcada pela consolidação de valores democráticos, de desenvolvimento humano e de implementação de reformas destinadas a melhorar os padrões de governação e desempenho do país. Neste quadro, Cabo Verde enaltece o contributo de todos os parceiros de desenvolvimento do país, incluindo da União Europeia, no quadro da Parceria Especial.

Cabo Verde exorta, igualmente, o papel da sociedade civil e do setor privado, bem como da diáspora cabo-verdiana, no reforço da Parceria Especial e na solidificação das relações com a União Europeia.

Cabo Verde reitera o seu compromisso e vivo interesse em intensificar as relações com a União Europeia, com os seus Estados Membros e com as Regiões Ultraperiféricas (RUP) – sobretudo as da Macaronésia – com vista a reforçar esta aliança estratégica através da confiança política, da parceria para o desenvolvimento e das relações económicas.