Notícias

Ministra Janine Lélis participa na 46ª Conferência Ministerial da Francofonia

A Ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, em representação do Governo, participa na 46ª Conferência Ministerial da Francofonia, que decorre em Kigali, Ruanda, sob o tema “30 anos depois da Conferência de Pequim: A Contribuição das Mulheres no Espaço Francófono”.

Durante a sua intervenção, Janine Lélis defendeu que investir nas mulheres é investir na estabilidade, na paz e na prosperidade. É fortalecer a resiliência das nossas sociedades e consolidar os alicerces do nosso progresso.

Em Cabo Verde, avança a Ministra “as mulheres sempre ocuparam um lugar central na vida nacional. Herdeiras de uma cultura de resiliência, contribuíram para a construção da nossa identidade coletiva, para o apoio às nossas famílias e para o desenvolvimento do país”.

Conquistas que não são fruto do acaso, destacando a firme vontade política, impulsionada pela convicção de que a igualdade entre mulheres e homens não é apenas um direito fundamental, mas uma condição essencial para a justiça social, o crescimento económico e a estabilidade democrática.

Por isso, Cabo Verde aprovou a Lei da Paridade, que de acordo com Janine Lélis permitiu um progresso significativo na representação das mulheres no Parlamento e nos Conselhos de Administração das empresas públicas. Da mesma forma, a adoção da lei especial contra a violência de gênero garantiu maior proteção às vítimas, que são predominantemente mulheres.

No entanto, a Ministra chama a atenção para a mudança de mentalidades, que exigem uma resposta concertada, guiada pelos valores que sustentam a nossa Francofonia, ou seja, da paz, solidariedade e humanidade.

De referir que a Conferência Ministerial de Francofonia, reúne membros e líderes do Governo e diplomatas de mais de 65 Estados, para debater a “liderança feminina” em áreas como governança, cultura, diplomacia, paz e desenvolvimento sustentável.