
O Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, em representação do Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, procedeu ao encerramento da 2.ª edição da iniciativa EMPRESA EXCELÊNCIA, realizada esta sexta-feira, 28 de novembro, no auditório principal da TECHPARK, na cidade da Praia.
Pedro Lopes entrego as distinções “EMPRESA EXCELÊNCIA 2024”, juntamente com os representantes da entidade promotora (BTOC), Nádia Cardoso e Pedro Andrade, a vinte e cinco empresas cabo-verdianas de contabilidade organizada que demonstram robustez financeira, boa governação, responsabilidade social e visão estratégica.
A cerimónia marcou a 2.ª edição da iniciativa e reforça o movimento nacional de promoção da competitividade, da qualidade de gestão e da sustentabilidade empresarial.
Durante o discurso de encerramento, Pedro Lopes afirmou que esta cerimónia simboliza o alinhamento nacional que tanto se procura. “Governo, setor privado e setor financeiro, todos a remar para o mesmo lado, no desenvolvimento de Cabo Verde e na melhoria do nosso ambiente de negócios”.
O governante referiu que se vive um tempo de aceleração, em que o mundo não espera e o mercado global se torna cada vez mais digital, competitivo e exigente, acrescentando que a resposta de Cabo Verde a este contexto passa por empresas fortes, modernas e resilientes.
“Este certificado e prémio não é apenas um galardão, é um instrumento de qualificação do nosso tecido empresarial, um selo de confiança para a banca, para os investidores e para as empresas, e um verdadeiro motor de transformação económica que incentiva a transparência e a inovação”, afirmou.
O Secretário de Estado considerou que Cabo Verde está a crescer, sublinhando que o país recebe cada vez mais turistas, e destacou que este dinamismo exige que as instituições públicas e privadas respondam com excelência, acrescentando que, para que isso seja possível, é fundamental motivar os colaboradores.
Pedro Lopes encerrou a sua intervenção com uma mensagem de reconhecimento ao Prémio de Excelência. Manifestou o desejo de que as lideranças presentes valorizem, dentro das suas organizações, os seus colaboradores e distingam os que mais se destacam.
Sublinhou a importância de promover uma cultura de maior meritocracia em Cabo Verde, identificando os melhores, motivando-os e permitindo que sirvam de inspiração aos demais.
O evento reuniu Governo, setor privado, entidades financeiras, parceiros internacionais, universidades e outras organizações, simbolizando o alinhamento nacional em torno da melhoria do ambiente de negócios e do desempenho das empresas.



