
Esta tarde, foi entregue simbolicamente ao Governo de Cabo Verde 24 novos equipamentos de telemedicina pela Embaixada do Japão, no quadro do Projeto de reestruturação do Programa Nacional de Telemedicina.
Com esta aquisição, o Governo está a equipar todas as delegacias de saúde e hospitais do país com equipamentos novos e modernos, com maior precisão de imagem e qualidade, para melhorar o acesso às teleconsultas, com impactos significativos na redução das evacuações internas para consultas de especialidades.
O reforço deste programa foi pensado porque existiam alguns centros de telemedicina funcionais. Contudo, nem todos os centros de saúde estavam conectados à rede existente, faltando mais 21 postos para completar a rede nacional de estruturas de saúde. Além disso, os equipamentos existentes precisavam ser renovados.
O Ministério da Saúde pretende, assim, consolidar e reforçar esta rede e aumentar os postos de telemedicina, permitindo que todos os centros de saúde façam parte da rede nacional, ao mesmo tempo que aumenta a oferta de serviços.
De acordo com o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, atualmente, por exemplo, um paciente que esteja na ilha Brava ou em qualquer delegacia do país e que tenha alguma dificuldade em se deslocar para uma consulta de especialidade no Hospital Central poderá aceder a uma consulta de especialidade na Praia, seja ela de dermatologia, cardiologia ou ginecologia/obstetrícia, por pedido do seu médico clínico, e realizar a sua consulta à distância, reduzindo a necessidade de uma evacuação urgente. Estes equipamentos modernos permitem melhorar a visão do médico que está no Hospital Central da Praia e que pretende observar o doente que esteja noutras ilhas e municípios.
São 24 aparelhos de telemedicina, 24 equipamentos de videoconferência e 2 microscópios digitais.
Trata-se de um projeto de reestruturação dos centros de telemedicina, financiado pelo Governo do Japão, no valor de 240.000.000$00, e que visa reforçar o serviço de telemedicina de todo o país com equipamentos inovadores e formação dos profissionais.



