Notícias

LAVCV com a marca CVSky recebe certificados de operação para começar a operar no transporte aéreo inter-ilhas

A Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV) acaba de receber os 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨, pela Agência de Aviação Civil, marcando um passo decisivo para o 𝐢𝐧𝐢́𝐜𝐢𝐨 𝐞𝐟𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐬𝐮𝐚𝐬 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐧𝐨 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐚𝐞́𝐫𝐞𝐨 𝐝𝐨𝐦𝐞́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨.

A LACV é uma 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐢𝐚 𝐚𝐞́𝐫𝐞𝐚 𝟏𝟎𝟎% 𝐝𝐞𝐭𝐢𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨, criada com uma missão e estratégia de assegurar a estabilidade da operação no mercado doméstico, garantindo a mobilidade e a conectividade entre as ilhas, num quadro de regularidade, continuidade e qualidade do serviço público de transporte aéreo.

Orientada eminentemente para o 𝐦𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐨, a nova companhia assume um papel estruturante na promoção da coesão territorial e na unificação do mercado nacional, contribuindo para o desenvolvimento económico e social equilibrado de todas as ilhas.

No âmbito do reforço da sua capacidade operacional, a 𝐋𝐀𝐂𝐕 𝐢𝐫𝐚́ 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐫 𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐪𝐮𝐢𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐝𝐮𝐚𝐬 𝐧𝐨𝐯𝐚𝐬 𝐚𝐞𝐫𝐨𝐧𝐚𝐯𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐭𝐢𝐩𝐨 𝐀𝐓𝐑, o que permitirá aumentar a oferta, reforçar as frequências entre as ilhas e melhorar a fiabilidade da operação aérea doméstica.

Como próxima etapa, o Governo prevê, em paralelo com o início da operação da LACV, a aprovação da regulamentação do Decreto-Lei de Obrigações que estabelece de regime de Obrigações de Serviço Público (OSP) no transporte aéreo doméstico, instrumento prestação mínima obrigatória de serviço regular de transporte aéreo inter-ilhas, fundamental para garantir a uma conectividade aérea eficaz entre as ilhas, mesmo em rotas com menor rentabilidade comercial.

Com esta medida, o Governo reafirma o seu compromisso com a mobilidade dos cidadãos, o desenvolvimento do turismo interno, o fortalecimento da conectividade nacional e a construção de um sistema de 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐚𝐞́𝐫𝐞𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐥𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞 𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮𝐬𝐢𝐯𝐨 ao serviço do país.