
Decorreu nesta quinta-feira, 15 de janeiro, uma reunião entre a Ministra da Justiça, Joana Rosa, a Gestora Executiva do Cofre da Justiça e a empresa Context Solutions para apresentação do Módulo GAB (Gabinete da Administração dos Bens) e ganhos alcançados com o Sistema de Prestação de Contas do Cofre (SPCC), aplicado ao referido Cofre.
De realçar que o módulo do GAB é implementado pelo Ministério da Justiça, com o objetivo de registar, controlar, avaliar, acompanhar e dar destino aos bens apreendidos ou sob custódia do Estado, provenientes de processos judiciais e administrativos.
Este módulo garante transparência, rastreabilidade, organização e eficiência na gestão dos bens, desde o momento da apreensão até ao seu destino final, respeitando os princípios da legalidade, boa governação e prestação de contas.
O Módulo GAB encontra-se estruturado nos seguintes componentes: a) bens móveis; b) bens em espécie; c) bens numerários; d) bens imóveis; e) avaliação de bens; f) destino de bens; g) afetação; h) alienação; i) abate: j) publicação e publicidade.
A implementação do Módulo GAB trará ganhos significativos para a gestão de bens, apreendidos e sob a administração do GAB/CGJ/ Ministério da Justiça, incluindo:
conservação e valor de cada bem.
etapas do ciclo de vida do bem estão registadas.
atualizadas sobre apreensão, avaliação e destino.
sobre os bens e respetivos valores.
fiabilidade no controlo patrimonial.



