Notícias

Ministra da Justiça preside abertura de formação para manobradores de máquinas

A Ministra da Justiça, Joana Rosa, presidiu ao ato de abertura da formação para manobradores de máquinas, destinada a 36 jovens do bairro de Fazenda, na cidade da Praia. A formação é ministrada pela Escola de Condução Plató, tem a duração de seis meses e enquadra-se no âmbito do Projeto Ami ê di Paz y Bô.

A iniciativa dá continuidade às ações do projeto, tendo a Ministra presidido igualmente, no dia anterior, à abertura da formação em carta de condução na categoria de ligeiros de passageiros, promovida pela Escola de Condução Sintonia, que abrangeu 103 jovens provenientes dos bairros de Fazenda, Várzea, Santaninha, Madjana, entre outros.

Na ocasião, a Ministra da Justiça voltou a sublinhar a importância da formação profissional e de outras iniciativas dirigidas à juventude, enquanto instrumentos fundamentais para a promoção do emprego e do autoemprego, contribuindo para a redução da pobreza, o combate à exclusão social e à violência, áreas que constituem uma aposta do atual Governo.

O Projeto Ami ê di Paz y Bô tem como objetivo prevenir e combater a violência urbana e a delinquência juvenil na cidade da Praia, através da formação, sensibilização, incentivo ao empreendedorismo juvenil e promoção do emprego e do autoemprego. O projeto já beneficiou centenas de jovens, com formações em áreas como eletricidade, canalização, pladur e cartas de condução.

Para além da formação, o projeto assegura o acompanhamento pós-formação e o encaminhamento de jovens para outras instituições, ampliando as oportunidades de inserção socioprofissional.