Notícias

Cabo Verde reforça a proteção da saúde dos atletas com formação especializada em Medicina Desportiva

Cabo Verde deu mais um passo significativo no reforço da proteção da saúde dos atletas, com a conclusão do curso de pós-graduação em Medicina Desportiva por médicos integrantes da Comissão de Autorização de Utilização Terapêutica (CAUT) da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV).

Num ato simbólico realizado esta sexta-feira, 30 de janeiro, quatro médicos cabo-verdianos receberam os certificados de conclusão da referida formação, promovida pelo Governo de Cabo Verde, através da ONAD-CV e ministrada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.

Esta formação especializada, reveste-se de elevada importância estratégica para o país, ao contribuir para o reforço da competência técnica, da credibilidade científica e da independência decisória da CAUT da ONAD-CV, assegurando avaliações rigorosas, éticas e alinhadas com os padrões internacionais no combate à dopagem no desporto.

O ato contou com a presença do Presidente da ONAD-CV, Emanuel dos Passos, e do Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, Dr. António Valério Rosa, sublinhando a importância da cooperação institucional e internacional no domínio da medicina desportiva e da ética no desporto.

Ao presidir a cerimónia, o Ministro da Juventude e Desporto sublinhou que a saúde do atleta é um pilar essencial para a sustentabilidade do desporto nacional. Carlos Monteiro considerou que a medicina desportiva assume um papel central no desenvolvimento do desporto, colocando a saúde e o bem-estar dos atletas no centro das políticas públicas.

Anunciou, ainda que, em meados de setembro de 2026, será aberta uma nova vaga de inscrições para esta formação, com o objetivo de alargar a cobertura nacional de profissionais qualificados e garantir um acompanhamento mais eficaz dos atletas e das seleções nacionais, tanto a nível interno como nas competições internacionais.

Em representação dos médicos da CAUT, Élvio Gonçalves, considerou a pós-graduação de extrema relevância, por ter proporcionado um sólido aprofundamento técnico-científico, fundamental para uma resposta mais eficaz nas áreas da saúde e da ética do atleta.

Por sua vez, o Presidente da ONAD-CV, Emanuel dos Passos, sublinhou que a formação especializada de médicos é determinante para garantir que as decisões da CAUT sejam sustentadas em conhecimento científico, reforçando a confiança e a transparência no sistema antidopagem nacional.