Notícias

Ministério da Educação e Câmara Municipal de Santa Cruz unem esforços e cooperação institucional para a construção do novo Liceu e reforço da alimentação escolar

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, reuniu-se, nesta segunda-feira (16), com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, com o intuito de reforçar a cooperação estratégica com a edilidade.

O encontro serviu para que ambas as partes reafirmassem o compromisso mútuo de agilizar os processos técnicos conducentes à construção do novo Liceu de Santa Cruz. Localizada na zona de Bela Vista, a futura infraestrutura será erguida num terreno já cedido pela autarquia; o foco agora reside na conclusão da elaboração do projeto — a cargo da Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) — e nas etapas subsequentes de execução, em parceria com a equipa municipal.

Além do novo Liceu, foram partilhadas informações técnicas sobre o início da obra de reconstrução da Escola Básica de Achada-Ponta. Logo após a reunião na Câmara Municipal, o Ministro e o Presidente da autarquia, acompanhados das respetivas equipas técnicas, visitaram a obra para constatar in loco o seu andamento.

Paralelamente às infraestruturas, a expansão do programa de refeições escolares para o ensino secundário — até ao 12.º ano — dominou as discussões.

As partes acordaram adotar medidas de colaboração institucional visando ultrapassar alguns constrangimentos, nomeadamente a adequação da cozinha e do refeitório da Escola Secundária. Ficou definido que a FICASE assegurará o fornecimento de géneros e utensílios para o funcionamento da referida cantina escolar.

A Direção da Escola Secundária, a Câmara Municipal de Santa Cruz e a FICASE reiteram que esta é uma prioridade absoluta para o bem-estar dos estudantes. Ambas as instituições demonstraram total abertura para colaborar na resolução do problema, focando-se exclusivamente no benefício dos alunos e da comunidade educativa de Santa Cruz.

Durante a missão de trabalho, o Ministro da Educação fez-se acompanhar pelo Diretor-Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão, Wilson Moreno; pelo Presidente da FICASE, Adilson Freire; pelo Delegado do Concelho, Paulino Oliveira; e pelo Diretor da Escola Secundária de Santa Cruz, Moisés Semedo.