Notícias

A Central de Armazenagem em Santiago Impulsionará Penetração de Energias Renováveis até 2030″

Enquadrado na agenda da visita oficial do Vice-Primeiro Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo e Ministro da Cooperação e Ação Humanitária do Grão-Ducado do Luxemburgo, Xavier Bettel, a Cabo Verde, hoje, 23 de abril, neste segundo dia de visita, a delegação Ministerial do Grão-Ducado Luxemburgo, acompanhado pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia Alexandre Monteiro, efetuaram uma visita ao local onde será construída a Central de armazenagem de Energia, o “Santiago pumped Storage”, projeto que conta também com o financiamento da cooperação luxemburguesa.

O Santiago Pumped Storage será construído na localidade de Chã Gonçalves, no Concelho da Ribeira Grande de Santiago, terá uma capacidade de 160 MWh de armazenagem de energia.

De acordo com o Ministro Alexandre Monteiro, trata-se de um projeto que será integrado na rede elétrica com ligação à subestação do Palmerejo e que permitirá fechar o anel elétrico da ilha de Santiago. Esta interligação irá assegurar o transporte de energia em alta tensão em toda a ilha de Santiago, reforçando a segurança energética, flexibilidade na gestão da rede e maior segurança do sistema elétrico.

“Este é um projeto estratégico que está a ser planeado para entrar em funcionamento em 2028. O nosso objetivo é que, até 2030, o país ultrapasse os 50% de penetração de energias renováveis. Tal só será possível com infraestruturas como esta, que permitem armazenar energia e estabilizar a rede”, explicou o ministro.

Segundo avançou ainda Alexandre Monteiro, sem soluções de armazenamento de energia, Cabo Verde apresenta atualmente uma taxa de penetração de energias renováveis de cerca de 20%. Contudo, os projetos em curso permitirão atingir os 35% até 2026. Para alcançar a meta ambiciosa de ultrapassar os 50%, o país necessita de infraestruturas como a central “Pumped Storage”, atualmente em fase de preparação para construção.

O investimento na central de armazenagem de energia está orçado em cerca de 70 milhões de euros, sendo a sua construção financiada no âmbito da iniciativa “Global Gateway” da União Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento. O projeto encontra-se, neste momento, em fase de concurso para adjudicação e pré-qualificação.