Notícias

“A Igreja Nossa Senhora da Luz é um símbolo da ilha do Maio e queremos reabilitá-la da melhor forma” – MCIC, Abraão Vicente

Deste encontro esteve em pauta o programa de Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso enquadrado no Eixo IV do PRRA – Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade do Governo da IX Legislatura, mais concretamente a Capela de Morrinho e a Igreja de Nossa Senhora da Luz, este último no Porto Inglês. “A Igreja Nossa Senhora da Luz é um símbolo da ilha do Maio e queremos reabilitá-la da melhor forma”, afirmou o governante.

No primeiro dia de missão oficial à ilha do Maio para visitar as obras de reabilitação em curso, manter um encontro com artistas, agentes culturais e fazedores da cultura, participar da apresentação do Plano de Salvaguarda da Morna e, ainda, visitar as escolas contempladas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, manteve um encontro de trabalho com o presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, e a sua equipa de vereadores.

Deste encontro esteve em pauta o programa de Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso enquadrado no Eixo IV do PRRA – Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade do Governo da IX Legislatura, mais concretamente a Capela de Morrinho e a Igreja de Nossa Senhora da Luz, este último no Porto Inglês. A Igreja Nossa Senhora da Luz é um símbolo da ilha do Maio e queremos reabilitá-la da melhor forma”, afirmou o governante.

No mesmo encontro, o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas e o edil fizeram, ainda, um breve balanço do impacto da nova visão política do executivo para o setor da cultura, a parceria mantida, desenhada, desenvolvida e mantida com todos os municípios.

Abraão Vicente esteve acompanhado do presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, a Diretora do Património Cultural, Dra Sandra Mascarenhas e o técnico do IPC, Jailson Monteiro.

Esta deslocação faz parte de um conjunto de visitas de seguimento a todas as obras que governante tem em agenda até meados de junho.

Na ilha do Maio o MCIC irá visitar, a partir desta sexta-feira, as obras da Capela de Barreiro (financiada pelo Fundo do Turismo), a Capela de Morrinho e a Igreja de Nossa Senhora da Luz.

A deslocação serve também de pretexto para a assinatura de um contrato de atribuição do subsídio 2020 aos grupos de tabanca, encontro com a comunidade artística e agentes culturais da ilha do Maio, bem como, a socialização do Plano de Salvaguarda da Morna – Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco e visitas às escolas financiadas no âmbito do programa BA-Cultura, como a Escola Associação Cadjitinha, a Escola da Associação Pró Morro e a Escola de Música “Os Tavares” da Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Calheta – Escola Clave de Sol, e uma visita à casa do responsável da Tabanka Djarmai.