Notícias

Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo confirma segundo mandato de Cabo Verde no Conselho Executivo

Com a confirmação da reeleição no Conselho Executivo da OMT, Cabo Verde deve participar das discussões e da definição dos planos de recuperação e retoma do turismo mundial, liderando a agenda na região da africana até 2025.

Em mais uma sessão de trabalhos, já noite dentro, no terceiro e último dia da 24.ª Reunião da Assembleia Geral da OMT, realizada a 2 de dezembro, em Madrid (Espanha), Cabo Verde viu confirmada a sua eleição e assento no Conselho Executivo (CE) da organização, para o período 2022 – 2025, o que já tinha sido feito a nível da Comissão Regional da OMT para África (CAF), na sua 64.ª reunião, realizada em Santa Maria, Ilha do Sal, no início de setembro deste ano.

Juntamente com Marrocos, Zâmbia, Moçambique e África do Sul, em representação do continente Africano, Cabo Verde, depois da sua primeira eleição em 2017, assume, assim, o segundo mandato consecutivo no órgão executivo máximo deste organismo especializado das Nações Unidas, responsável pela promoção do turismo quando prepara para assumir, com uma agenda ousada para o desenvolvimento do turismo, um maior protagonismo e um papel ainda mais ativo, tanto na CAF como no CE da OMT, conforme declarações do Ministro do Turismo e Transportes, durante a reunião realizada no Sal.

Com a confirmação da reeleição no Conselho Executivo da OMT, Cabo Verde deve participar das discussões e da definição dos planos de recuperação e retoma do turismo mundial, liderando a agenda na região da africana até 2025.

O Conselho Executivo, órgão diretor da OMT, tem por principal missão assegurar o acompanhamento e realização das ações empreendidas por esta organização virada para o Turismo, fixar as orientações gerais, seguir a execução do programa bianual de trabalho e controlar o quadro orçamental. As decisões, recomendações e propostas do Conselho Executivo são submetidas a aprovação à Assembleia Geral para adoção.

O Conselho, composto por 30 membros eleitos pela Assembleia geral, reúne-se pelo menos duas vezes por ano. De notar que, logo de seguida, o novo Conselho Executivo, renovado em um terço dos seus membros, reúne-se na sua 115.ª sessão para os procedimentos do início do mandato, e Uzbequistão foi eleita para acolher a 25.ª Sessão da Assembleia Geral.

A OMT congrega, atualmente, 159 países, 6 membros associados e mais de 500 membros afiliados, estes últimos representando o setor privado, associações do setor, instituições de educação e autoridades turísticas locais.