Notícias

Atualizado: PM recebe Vice-Primeiro-Ministro da Grécia

Continua o diálogo entre Cabo Verde e a União Europeia (EU) para o reforço das relações no quadro da Parceria Especial e nesta quinta-feira o Primeiro-Ministro, José Maria Neves recebeu o representante daquela Comunidade, Kyriakos Gerontopoulos, que também é Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, país que neste momento preside a EU, abrindo-se também a possibilidade do estabelecimento de relações fortes entre Cabo verde e Grécia.

pm grego

Gerontopoulos inicia hoje uma visita de dois dias a Cabo Verde. Durante o encontro os dois responsáveis abordaram a cooperação entre a EU e Cabo Verde, à luz da Parceria Especial, que o grego considerou muito boas e sublinhou a possibilidade de reforço das relações entre a Comunidade Europeia e o nosso país em áreas como as energias renováveis.

“Discutimos os diferentes pilares da Parceria Especial e incidimos essencialmente sobre a estabilidade e a segurança, a convergência técnica e normativa e, também, as tecnologias informacionais”, disse José Maria Neves à comunicação social.

Ainda nesta conversa foi discutida a possibilidade de alargamento desta cooperação, designadamente no domínio das energias renováveis, na área da gestão monetária do país, bem como em relação à problemática das mudanças climáticas. Aqui, diz Neves, há a necessidade de “uma forte cooperação” com Cabo Verde que é um país muito vulnerável do ponto de vista ecológico, e “que tem sofrido, desde há muito tempo, os impactos da mudança climática, designadamente a seca, desertificação, escassez de água e ficou o compromisso de alargarmos esses três sectores”, explicou o Chefe do Governo de Cabo verde.

Oportunidade também para o reforço das relações bilaterais entre as Ilhas e a Grécia, tendo o próprio representante grego e da EU avançado a possibilidade de parcerias na área do mar, do turismo e das economias criativas.

José Maria Neves sublinha o potencial da Grécia nesses domínios, sobretudo no turismo em que aquele país recebe, por ano, cerca de 18 milhões de turistas e que se centra, tanto na beleza paisagística e na qualidade das praias, mas também na história e cultura milenar riquíssimas. Sem contar que “tem uma das maiores frotas marítimas do mundo”, abrindo espaço para o reforço da cooperação entre os dois países.  

A Grécia é um país com o qual Cabo Verde procura desenvolver relações de cooperação no quadro da diplomacia económica, cujo objectivo é estender o leque de parcerias, e esta visita poderá significar uma virada nas relações entre os dois países.