Uma informação avançada nesta segunda-feira, 10 de março, pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), no âmbito da visita do Ministro da Saúde a essa instituição.
Maria da Luz Lima informou que “a epidemia já está controlada, praticamente finalizada, e que estamos nesta fase a preparar o relatório que será enviado ao Ministro da Saúde para oficializar o fim” da epidemia de dengue em Cabo Verde.
A presidente do INSP explicou que, desde 28 de janeiro, não foram registados novos casos da doença na capital cabo-verdiana, principal foco da infecção, havendo apenas casos pontuais nas ilhas de São Vicente e Fogo, o que permite considerar a epidemia extinta no arquipélago.
Os dados confirmam a tendência de redução de casos verificada desde outubro, graças às medidas de saúde pública e de prevenção implementadas pelo Governo, afirmou a responsável pelas respostas à dengue no país.
“O trabalho conjunto, a formação e o apoio dos nossos parceiros na assistência técnica foram essenciais para esta descida”, destacou Maria da Luz Lima.
Apesar do controlo da epidemia, a responsável apontou a importância de manter uma vigilância constante, uma vez que o mosquito transmissor da doença continua a reproduzir-se, embora em menor escala.
A epidemia de dengue em Cabo Verde foi declarada em novembro de 2023 e registou um pico na época das chuvas (entre julho e outubro de 2024), concentrado na Praia (capital), ilha de Santiago e também na ilha do Fogo.
Até o momento, o país registou acumulativamente 18.741 casos confirmados, 28.038 casos suspeitos e 8 óbitos.