Notícias

Avanços e Perspetivas: III Reunião do Comité de Pilotagem do Programa de Água e Saneamento

No âmbito do Programa Indicativo de Cooperação “Desenvolvimento–Clima– Energia” entre Cabo Verde e Luxemburgo (2021-2025), realizou-se hoje, 16 de fevereiro, a III reunião do Comité de Pilotagem do Programa Água e Saneamento. O encontro foi copresidido pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e pelo Encarregado de Negócios a.i. da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo, Thomas Barbancey.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados abrangentes alcançados em 2023, além da exposição do Plano Operacional para o ano de 2024 com destaque para os trabalhos previsto de suporte aos reguladores, ANAS e a ARME, que dará atenção ao aprimoramento da regulação económica dos operadores e ao funcionamento do setor no seu todo.

O Programa conjunto de cooperação entre o Governo de Cabo Verde e a Cooperação Luxemburguesa tem como objetivo contribuir para o aumento do acesso aos serviços de água e saneamento no país e assegurar desta forma que todos tenham acesso a serviço de saneamento e água potável de qualidade e a um custo acessível.

Na III reunião, os membros foram informados que para este ano de 2024 está prevista a conclusão da instalação na ilha Brava da primeira Unidade de Dessalinização 100% solar do país. Um investimento que irá responder às dificuldades de falta de água na ilha, bem como as espectativas para os próximos 2 anos no domínio da água e do saneamento.

O Programa “Água e Saneamento”, com uma duração de 48 meses, teve início no dia 15 de fevereiro de 2022, marcado pela assinatura do mandato de execução, conforme estabelecido nas ações de continuidade definidas na primeira versão do Documento Técnico e Financeiro (DTF).

Este programa integra o novo Programa Indicativo de Cooperação para o Desenvolvimento-Clima-Energia (PIC-DCE 2021-2025) e visa intervir no setor de água e saneamento, alinhando-se com as contribuições anteriores.