Notícias

Bispos da Região preocupados com a fé e com o meio ambiente

pm_bisposCerca de 14 bispos e um cardeal de quatro países, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal e Mauritânia foram recebidos, agora há pouco, pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves. Entre os temas de conversa esteve a realização da Conferência Episcopal Oeste Africana, assinalando os 50 anos da abertura do Concílio do Vaticano II, que decretou maior abertura da Igreja Católica ao mundo. A Igreja Católica celebra o “Ano da Fé”, sob o signo da Fé e da Ecologia que são temas centrais deste encontro que se realiza na Praia de 25 de Novembro a 1 de Dezembro.

“É um assunto que, curiosamente, diz respeito a todos nós, não só nos outros países da África mas também a Cabo Verde”, frisa o Bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes. Assim, estes bispos deverão produzir uma mensagem de exortação sobre o tema para as suas respectivas comunidades sobre “o respeito pela criação e o meio-ambiente” que é “muito importante, porque dele depende também a nossa harmonia, a paz entre nós e temos de cuidar do Planeta!”, sublinhou D. Ildo Fortes à comunicação social, à margem do encontro com o Primeiro-Ministro.

PM_bispos_CVPM_bispos_bissauQuem também falou à comunicação social foi o Bispo Auxiliar de Bissau, José Lampra Cá, que abordou a preocupação da Igreja Católica com a situação vivida no país e deu conta de um novo contrato social que a Igreja está a propor à sociedade guineense, estando neste momento a manter encontros com todos os diferentes quadrantes e instituições. Para o Bispo é preciso, neste momento, “deixar as lamentações” e procurar, “com realismo e inteligência”, as soluções ideias para o país. E a Igreja Católica procura dar o seu contributo.