Notícias

Cabo Verde aposta na abordagem ao doente com (AVC) através da Via Verde

A iniciativa da linha verde para AVC, conforme o Ministro da Saúde “é sem dúvida um projeto de grande interesse, e que bem implementado terá certamente um grande impacto no manejo dos casos suspeitos ou diagnosticados de acidente vascular cerebral”.

A Webinar sobre “A importância da Via Verde na abordagem ao doente com acidente vascular cerebral (AVC)”, que teve lugar nesta sexta-feira, 28 de maio, foi presidida pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário. Uma atividade cujo objetivo é dar a conhecer e sensibilizar a população em geral e os profissionais de saúde, sobre a importância da implementação da VVAVC para a diminuição do peso do AVC na morbimortalidade em Cabo Verde.

A iniciativa da linha verde para AVC, conforme o Ministro da Saúde “é sem dúvida um projeto de grande interesse, e que bem implementado terá certamente um grande impacto no manejo dos casos suspeitos ou diagnosticados de acidente vascular cerebral”.

“O projeto linha verde insere-se num programa mais abrangente, emergência médica com as suas componentes pré-hospitalar, inter-hospitalar e hospitalar, previsto no programa de governo para esta legislatura que agora se inicia”, sublinhou o ministro.

Na sua intervenção, Arlindo do Rosário sublinhou que as doenças crónicas não transmissíveis em Cabo Verde seguem a tendência mundial, ou seja, para aumento na incidência e prevalência.

Nos próximos cinco anos, garantiu o Ministro, “teremos oportunidade de incrementar a capacidade de resposta hospitalar, sem deixar de reforçar os cuidados primários de saúde, de apostar na prevenção e agir sobre as determinantes de saúde”.

Entretanto, explicou que terá de haver necessariamente uma abordagem pluridisciplinar e multissetorial, com reforço da coordenação entre todos os atores. Destacou também a excelente parceria da Organização Mundial da Saúde na assistência técnica para a elaboração do plano estratégico por parte da equipa de task force.

Por sua vez, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, retrata esta como uma oportunidade excelente para debater conjuntamente com outros dinamizadores desta iniciativa melhorar a abordagem do AVC em Cabo Verde e poder assim “salvar vidas”.

A Webinar foi realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em parceria com Direção Nacional da Saúde (DNS), o Serviço de Neurologia do HAN e a Universidade do Porto, e está enquadrada na iniciativa 2021 Ano do Acidente Vascular Cerebral: uma Doença Prevenível e Tratável, cujo lema é: Konxel pa ivital.

A Via Verde do AVC (VVAVC) foi definida como “uma estratégia organizada para a abordagem, encaminhamento e tratamento mais adequado, planeado e expedito, nas fases pré, intra e inter-hospitalares, de situações clínicas mais frequentes e/ou graves que importa serem especialmente valorizadas pela sua importância na saúde das populações”.