O Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, anunciou que amanhã, 07 de junho, em França, serão assinados dois importantes protocolos entre os governos de Cabo Verde e da França.
O primeiro protocolo trata do regresso da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) a Cabo Verde, cerca de 20 anos após a sua saída. “É uma boa notícia”, afirmou o Ministro, sublinhando que esta assinatura ocorrerá no contexto da sua deslocação à França, por ocasião da 3.ª Conferência dos Oceanos.
Segundo Jorge Santos, o regresso da AFD é fundamental, pois a Agência retoma a sua atuação como parceira estratégica no financiamento de grandes projetos de desenvolvimento, com especial foco na Economia Azul e em iniciativas relacionadas com portos sustentáveis. O Ministro destacou ainda que a AFD “é uma grande parceira do desenvolvimento” nacional, saudando o seu retorno como sinal claro de que Cabo Verde se mantém nas prioridades da política externa francesa, além de reforçar a presença do País no seio da Francofonia.
O segundo protocolo refere-se à construção da nova Escola Francesa em Cabo Verde, a “École Les Alizés”, na Cidade da Praia. O governante destaca o relançamento de um “grande investimento”, enquadrado no acordo de cooperação cultural e linguística liderado pela França.
Ambos os protocolos serão assinados pelo Ministro do Mar, em representação do Governo de Cabo Verde, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de França.
O Ministro do Mar lidera a delegação governamental Cabo-verdiana na 3.ª Conferência dos Oceanos, composta ainda pelo Diretor Nacional de Pescas e Aquacultura, pela Administração do Instituto do Mar e pela Universidade Técnica do Atlântico.