Notícias

Cabo Verde e Grã Bretanha reforçam cooperação em Segurança

Um dos primeiros aspectos da visita desta quinta-feira, avança o diplomata britânico colocado em Dakar, Senegal, era de explicar o propósito da deslocação desse navio e da sua missão em águas do território cabo-verdiano.

Cabo Verde, pela sua posição geo-estratégica, tem uma grande importância no que concerne à segurança nessa região do atlântico, pois está na rota do narcotráfico e a emigração clandestina para a Europa, etc., pelo que há particular interesse, não só da Grã Betanha, como de toda a União Europeia em manter e reforçar a segurança nos mares do atlântico, a partir de Cabo Verde.

Essa visita e os esforços de maior aproximação da Grã Bretanha a Cabo Verde estão inseridos também no contexto da Parceria Especial com a União Europeia em que Trott afirma o apoio de seu país, pois considera "ainda há muito trabalho a fazer" para o reforço dessa parceria.

Ainda no que concerne às relações bilaterais Cabo Verde/Grã-Bretanha, Christopher Trott está convicto de que já são muito profícuas.

Christopher Trott elogia também a diplomacia e a política externa Cabo-Verdiana no que concerne à resolução de conflitos e manutenção da paz na costa ocidental africana, particularmente no caso da Guiné-Bissau em que Cabo Verde tem tido uma posição de destaque com várias reuniões a nível da CEDEAO e dos PALOP, "algo que apreciamos imenso", afirma.

Durante esta visita de dois dias, Christopher Trott irá encontrar-se também com a Ministra da Reforma do Estado e da Defesa Nacional, Cristina Fontes, entre outras personalidades.