Notícias

Cabo Verde e Portugal intensificam cooperação

Após um encontro entre o Chefe do Governo de Cabo Verde e o Ministro de Negócios Estrangeiros português, que decorreu no Palácio do Governo, Luís Amado deu conta à imprensa nacional dos meandros desse encontro em vésperas de uma visita do Primeiro Ministro português, José Sócrates.

Segundo Luís Amado, assim como preparar o terreno para a referida visita de Sócrates, foi uma oportunidade das duas partes de discutirem sobre as expectativas dos dois Governos quanto a um novo ciclo de cooperação que engloba novas áreas de cooperação no que concerne às energias renováveis e alternativas à sociedade de informação entre outros sectores importantes, considerou.

Esta é uma cooperação histórica e muito profícua entre Cabo Verde e Portugal e que, a evidenciar pelas novas áreas de cooperação identificadas, mostram, "segundo o MNE de Portugal, "uma vontade de cooperar com os olhos postos no futuro e nos desafios que se colocam à economia e às sociedades dos dois países".

amado_e_pm_1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em suma, Praia e Lisboa manifestam a firme vontade de uma cooperação mais intensa e profícua, "num quadro de cooperação diferente", diz. A visita de Luís Amado, que é também Presidente do Conselho da CPLP, que estava a caminho da Guiné-Bissau, serviu para colher a posição de Cabo Verde, em relação à situação política actual da Guiné-Bissau que elegeu um novo Governo recentemente, e do papel da CPLP no processo de estabilização daquele país irmão.

Quanto ao novo Acordo Especial de emigração que está em discussão entre Cabo Verde e Portugal, o tema não terá sido abordado, já que vem a Cabo Verde o Secretário de Estado da Cooperação de Portugal, no inicio de Fevereiro, para uma visita oficial onde serão debatidas esta e outras questões importantes da relação bilateral entre os dois países.

Outros temas como a Parceria Especial com a União Europeia, em que Portugal teve um papel decisivo, e também a estabilidade política em toda a região da costa Ocidental e a última Cimeira da CEDEAO em que participou José Maria Neves, terão sido tema de conversa entre os dois governantes.

Durante a sua curta visita, Luís Amado também reuniu-se com o seu homólogo cabo-verdiano, José Brito e fez uma visita de cortesia ao Presidente da Republica, Pedro Pires.