Notícias

Cabo Verde marca presença na “Semana das Nações Unidas” em Nova Iorque

O Ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, convocou hoje a imprensa para chamar à atenção dos jornalistas de dois pontos que irão marcar a semana mediática em Cabo Verde ou mesmo a nível internacional. Para além da abertura do novo ano letivo, obviamente.

O Ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, convocou hoje a imprensa para chamar à atenção dos jornalistas de dois pontos que irão marcar a semana mediática em Cabo Verde ou mesmo a nível internacional. Para além da abertura do novo ano letivo, obviamente.

“Esta semana os cabo-verdianos marcam presença num dos momentos históricos mais relevantes das ultimas décadas. Cabo Verde será um dos Países a demonstrar o seu comprometimento no caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, disse, acrescentando que é também “o reafirmar a nossa história como País que sempre contribuiu para o multilateralismo, para o diálogo e para o consenso.”

O primeiro grande motivo será a presença do Primeiro Ministro, na 74ª sessão das Nações Unidas, isto na sexta-feira (15 horas em Nova Iorque), quando Ulisses Correia e Silva for chamado para fazer a sua intervenção na Assembleia Geral da ONU.

“Nas Nações Unidas o Sr. Primeiro-Ministro transmitirá o comprometimento de Cabo Verde em dinamizar os esforços multilaterais para a erradicação da pobreza, a educação de qualidade, a ação contra as mudanças climáticas e a inclusão, sem esquecer a paz e a segurança como condições indispensáveis para que esses esforços possam ser alcançados”, frisou o Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto.

Segundo Freire, “a presença de Cabo Verde nas Nações Unidas é também uma enorme oportunidade para demonstramos que estamos a implementar políticas públicas para a erradicação da pobreza e redução das desigualdades”, em diversos níveis.

Os outros dois grandes momentos que poderão ser vivenciados por todos os cabo-verdianos são, a candidatura de Cabo Verde aos Prémios, Cidades Saudáveis – “o que representa desde já o reconhecimento do trabalho que este Governo tem vindo a desenvolver pelo Bem-Estar Saudável” –, e o Prémio de Educação Sustentável, “um prémio que reconhece as transformações no sector da educação que e premeia a aposta na educação inclusiva e de qualidade a todos os alunos”.

“Esperemos que durante a semana os cabo-verdianos possam comemorar as conquistas destes dois grandes prémios de relevo mundial e de grande impacto para a nossa sociedade”, augurou o Ministro.

De frisar ainda que o Primeiro Ministro irá cumprir uma agenda recheada de encontros e participação em eventos importantes para o país, como é o Forum de Investimento Cabo Verde 2019, sendo também convidado de honra na Gala do Project Health CV, para além de encontros com Chefes de estado e de Governo que irão estar esta semana em Noa Iorque.