Notícias

Cabo Verde vai dispor de dois Parques Tecnológicos Digitais

O Governo acaba de aprovar, em Conselho de Ministros, a Proposta de Decreto-Lei que cria o Parque Tecnológico Arquipélago Digital, enquanto Sociedade Anónima e aprova os respetivos estatutos, sendo que irá gerir dois parques tecnológicos - um na Cidade da Praia (Castellon Vale) e outro no Mindelo, em São Vicente (Julien Vale).

O Governo acaba de aprovar, em Conselho de Ministros, a Proposta de Decreto-Lei que cria o Parque Tecnológico Arquipélago Digital, enquanto Sociedade Anónima e aprova os respetivos estatutos, sendo que irá gerir dois parques tecnológicos – um na Cidade da Praia (Castellon Vale) e outro no Mindelo, em São Vicente (Julien Vale).

“Os parques tecnológicos inserem-se na estratégia do Governo de paulatinamente fazer com que o nosso país tenha um crescimento de economia digital consequente com Programa do próprio Governo”, avançou o Ministro dos Negócios Estrangeiros e porta-voz do Conselho de Ministros, na habitual conferência de imprensa semanal.

O Parque Tecnológico Digital ora criado vai funcionar enquanto Sociedade Anónima e Comercial com gestão própria para garantir a implementação da política do Governo em matéria da economia digital. “Esta instituição vai gerir os parques tecnológicos da Praia e do Mindelo e vai ter uma estrutura de administração flexível para permitir que ela possa gerir as grandes expectativas de Cabo Verde em transformar-se numa grande plataforma de prestação de serviços no Atlântico”, enfatizou o porta-voz do Governo.

Luís Filipe Tavares reafirmou que o Executivo tem a ambição de transformar Cabo Verde numa grande economia de circulação e os parques tecnológicos da Praia e de São Vicente surgem no quadro desta estratégia.

Outros diplomas aprovados na sessão do Conselho de Ministros desta semana foram, a Proposta de Decreto-Lei que revoga o Decreto-Regulamentar nº 7/2017, de 15 de dezembro, que aprova os Estatutos do Fundo de Água e Saneamento, e aprova os novos Estatutos do Fundo do Ambiente, bem como Proposta de Decreto que aprova, no âmbito do Programa de apoio em resposta à crise da Covid 19, o Acordo de empréstimo celebrado entre a República de Cabo Verde e o Banco Africano de Desenvolvimento.