Notícias

Câmara Municipal do Sal homenageia profissionais de saúde com edificação de um moral em Espargos

Foi erguida na rua Dr. Alberto Fortes, em frente à repartição das finanças, em Espargos, um moral de pintura inaugurado na passada sexta-feira, 05, pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e pelo Autarca do Sal, Júlio Lopes.

Num ato simbólico de homenagem que deve ficar para a posteridade e de forma pública, a Câmara Municipal do Sal encontrou uma forma de perpetuar a memória de todos os profissionais de saúde, da ilha do Sal em especial e de Cabo Verde em geral, que lutam contra a pandemia da Covid19.

Foi erguida na rua Dr. Alberto Fortes, em frente à repartição das finanças, em Espargos, um moral de pintura inaugurado na passada sexta-feira, 05, pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e pelo Autarca do Sal, Júlio Lopes.

Numa cerimónia que estiveram presentes não só profissionais de saúde, Delegado de Saúde do Sal, a Diretora do Hospital Regional Dr. Ramiro Figueira, o Edil do Sal considerou merecida esta homenagem. “A Câmara Municipal do Sal homenageia todos os profissionais que organizaram e implementaram os grandes projetos e trabalharam diariamente para salvar esta ilha do impacto da Covid19.

Por isso, nós homenageamos o Governo de Cabo Verde na pessoa do Sr. Ministro da Saúde Dr. Arlindo da Rosário, o Sr. Delegado da Saúde do Sal, Dr. José Rui Moreira, a PCA do Hospital Dr. Ramiro Figueira, Dra. Cláudia Silva. Homenageamos todos os médicos, enfermeiros e pessoal que trabalha na saúde, os bombeiros municipais pelo grande contributo que deram para salvar esta ilha neste momento difícil. Este monumento em pedra vai durar por longos anos, para a próxima geração que poderá testemunhar o que têm feito agora, no Sal, em Cabo Verde e no mundo. Penso que monumento como estes vão ser construídos em vários países do mundo.”

Estas foram as palavras de Júlio Lopes Edil do Sal que reconheceu a liderança do Ministro da Saúde, o profissionalismo da sua equipa no combate a pandemia da Covid19, e disse que é com sentimento de gratidão que faz esta homenagem, pois o ofício dos profissionais de saúde é um “sacerdócio que trabalha para proteger vidas humanas”.

Por sua vez, o Ministro Arlindo do Rosário disse, em nome de todos os profissionais da saúde de Cabo Verde, ter recebido esta homenagem de forma muito humilde e agradeceu este gesto de reconhecimento da parte da autarquia salense.

“Sr. Presidente os profissionais de saúde têm a missão quase de uma forma sacerdotal de ter as pessoas em primeiro lugar. Esta linda homenagem, mais do que reconhecer os profissionais da saúde é também mostrar que a saúde é um sector central e importante na vida de qualquer país. Esta pandemia trouxe também valores importantes tais como a solidariedade, o reforço das parcerias entre as instituições, como o poder central e local, a proteção civil, a educação, a família e inclusão social, a administração interna, os parceiros da cooperação bilateral e multilateral, os organismos internacionais, as ONG’s e todos aqueles que contribuíram para minimizar o impacto da pandemia na vida das pessoas.

Arlindo do Rosário considerou que o caráter do Cabo-verdiano, como sendo resiliente e de coragem no enfrentamento dos desafios, tem sido forjado ao longo dos anos.