Notícias

“Campo Relvado de São Lourenço dos Órgãos vai permitir ao município entrar no mapa do desporto em Cabo Verde” – Elísio Freire

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse esta quinta-feira que dentro de alguns meses será edificado São Lourenço dos Órgãos (SLO) uma infraestrutura que irá permitir ao município entrar no mapa do desporto e do futebol, em particular, de Cabo Verde. As palavras do Ministro foram proferidas no discurso de lançamento da primeira pedra de construção do Campo Relvado de Carreira.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse esta quinta-feira que dentro de alguns meses será edificado São Lourenço dos Órgãos (SLO) uma infraestrutura que irá permitir ao município entrar no mapa do desporto e do futebol, em particular, de Cabo Verde. As palavras do Ministro foram proferidas no discurso de lançamento da primeira pedra de construção do Campo Relvado de Carreira.

“Esta era uma das principais reivindicações da população do Concelho, particularmente dos jovens”, salientou o titular da pasta do Desporto acrescentando que o Governo e Câmara Municipal comprometeram-se a efetivá-lo, estando hoje a cumprir o desiderato com o início das obras que deverão estar concluídas antes do final do mandato daquela autarquia.

Elísio Freire acrescentou ainda que o arrelvamento deste campo, que irá ter uma pista de atletismo, irá servir para o desenvolvimento do desporto na região de Santiago Norte, em particular, e Cabo Verde, em geral, bem como realizar o desejo de toda a população de São Lourenço, principalmente dos mais jovens.

“Este investimento só tem sentido se servir a população, principalmente os jovens do município, por isso vamos continuar a investir no desporto nesse município e na região Santiago Norte”, realçou, citando iniciativas como programa nacional de atividade física – “Mexi Mexê”.

Realçamos que a execução desta infraestrutura conta com uma forte parceria do Ministério do Desporto, através da Direção Geral do Desporto, no quadro do programa de infraestruturação desportiva.

O Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros lembrou ainda que são mais de 200 mil contos em investimentos, nomeadamente na reabilitação de infraestruturas desportivas, urbanas, arruamentos, na área da saúde, na segurança, na dinamização da agricultura, na mobilização e mitigação do mau ano agrícola, naquele município.

“Passados três anos de parceria entre a Câmara Municipal e o Governo, vale a pena continuarmos juntos, para melhorar as condições de vida das pessoas de São Lourenço dos Órgãos”, enfatizou Freire.

Elísio Freire reconheceu, ainda, que apesar de ainda existirem algumas dificuldades no concelho, uma boa parte dos problemas foi resolvida, tendo exemplificado a estrada da ponte de ferro até as zonas altas já pronta, um campo relvado já lançado o início das obras, arruamentos para melhorar João Teves em curso e um Centro de Saúde digno já efetivado, demonstrando que os governos central e local estão a cumprir e vão continuar a cumprir.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, sublinhou que a infraestrutura que se vai erguer representa uma das mais emblemáticas obras para juventude de SLO, “um investimento que vai fazer com que o desporto do município nunca mais seja igual”.

 O Edil adiantou que o projeto vai custar cerca de 40 mil contos, mas vai ter grandes retornos para o município e para os atletas e jovens daquele concelho. “Um investimento necessário há mais de 20 anos que vai ser entregue à população dentro de quatro ou cinco meses”, frisou Vasconcelos para quem a partir daí todos os atletas de SLO vão ter mais qualidade para a prática do desporto e mais pessoas vão ser estimuladas para a prática desportiva.

Um dos testemunhos do ato, Aerthon Gonçalves, disse que esse dia é memorável para São Lourenço dos Órgãos, pois que a obra representa uma mudança radical no desporto naquele município.

“E essa infraestrutura representa muito mais do que futebol, mas a prática de atividade física para a saúde e a prática do atletismo e vai permitir que SLO tenha mais atletas como o Samuel Freire”, defendeu.