Notícias

CCCD realiza reunião de revisão e validação de protocolos de tratamento das toxicodependências

Os protocolos de tratamento das Toxicodependências foram pela primeira vez elaborados em Maio de 2005, aquando da criação da Comunidade Terapêutica Granja São Filipe, visando facilitar o acesso dos toxicodependentes aos serviços especializados de tratamento mediante reforço das parcerias entre as instituições que lidam directamente com essa população.

Os 3 protocolos elaborados foram os seguintes: entre a Comunidade Terapêutica (CT) e outras estruturas de Saúde, – entre a CT e o Sistema Judicial e finalmente entre a CT e a Direcção dos Serviços Penitenciários e de Reinserção Social.

Entretanto, passados cinco anos, constatou-se que os objectivos inicialmente preconizados não foram totalmente conseguidos, sobretudo no que se refere à articulação requerida entre as instituições intervenientes, visando facilitar o acesso dos toxicodependentes aos serviços de cuidados e tratamento.

Este encontro insere-se no quadro do Plano nacional do Treatnet II, Programa de Acção Conjunta das Nações Unidas (ONUDC-OMS) sobre a qualidade no tratamento e cuidados das toxicodependências, com base em evidências científicas.