Foi apresentado ontem, 1 de julho, na cidade de Espargos, ilha do Sal, o projeto do Centro de Alto Rendimento Desportivo (CARD), dedicado aos desportos de combate. A nova infraestrutura será instalada nas instalações do Comando da 2.ª Região Militar, fruto de um protocolo celebrado entre o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e as Forças Armadas de Cabo Verde.
O acordo visa reforçar a cooperação institucional entre as duas entidades, estabelecendo os termos e condições para a cedência e partilha de infraestruturas desportivas militares, no âmbito da implementação do programa CARD, promovido pelo IDJ.
Presente na cerimónia, o Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, destacou a importância estratégica deste investimento, orçado em cerca de 30 mil contos, para o desenvolvimento do desporto de alto rendimento no país.
“O investimento no CARD faz todo o sentido. O desporto tem de estar ligado à ciência. Queremos identificar talentos, proporcionar melhores condições aos nossos atletas e capacitar os treinadores com ferramentas que permitam elevar o nível do treino e da performance desportiva”, afirmou o Ministro.
Carlos Monteiro enalteceu ainda o papel central das Forças Armadas como parceiras estratégicas no desenvolvimento do desporto, sobretudo no subsistema do desporto militar, sublinhando que “esta colaboração com as Forças Armadas tem sido profícua. Acreditamos que mais campeões nacionais poderão emergir do desporto militar”.
O futuro CARD contará com diversas valências técnicas e funcionais, à semelhança de centros de alto rendimento noutros países que apostaram no trabalho de base como pilar essencial para um desenvolvimento desportivo sustentável.
A criação do centro permitirá reforçar a ligação com a comunidade desportiva local e criar novas oportunidades para jovens atletas, oferecendo-lhes condições para seguirem uma carreira desportiva a nível nacional e internacional.
A implementação do centro de alto rendimento na ilha do Sal, após os de Santiago e São Vicente, representa um passo estratégico na consolidação do sistema desportivo nacional, traduzindo-se no fortalecimento de programas de alto rendimento e na abertura de novos caminhos para o talento jovem cabo-verdiano.