Notícias

Chefes de Estado-Maior da CPLP visitam PM

Em conversa com a imprensa o Chefe de Estado-Maior de Cabo Verde, coronel Fernando Carvalho Pereira, informou a propósito desta "visita de cortesia" que permitiu informar ao Chefe do Governo sobre os temas tratados durante o encontro de trabalho da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), a nível dos Chefes de Estado-Maior.

Trata-se de uma reunião de concertação da cooperação entre os países membros da CPLP, a nível das Forças Armadas, "para a consolidação sub-regional, a nível regional". Nesta senda, a questão da estabilidade e paz na Guiné-Bissau (GB) e a fundamental reforma das suas Forças Armadas, continua a dominar as preocupações da Comunidade.

Nisso, o Coronel Pereira, avança que as discussões a nível dessa reunião tem-se centrado obviamente nos aspectos técnicos das decisões políticas a serem tomadas no âmbito da referida reforma, para que essas possam se materializar.

Os participantes desse encontro contam ajudar a Guiné Bissau com "inputs" que poderão servir para a "reformatação" e "consolidação" das suas Forças Armadas e da paz na Guiné.

Sobre a possibilidade da Guiné-Bissau vier a seguir o modelo de reforma das suas Forças Armadas que vem sendo implementado em Cabo Verde, Pereira considera que não "necessariamente". E explica que "a Guiné-Bissau tem os seus pés, tem a sua cabeça e escolherá o melhor para si", seja que modelo for.

A intenção com essa troca de experiências entre os países a nível militar, é subsidiar os responsáveis guineenses, para que possam encontrar as melhores formas de proceder a essa necessária reforma.

CPLP prepara acções militares conjuntas

O encontro entre os Chefes de Estado Maior da CPLP já começa a produzir algumas decisões importantes, segundo o Coronel Pereira, como a preparação e a definição da sede do "Exercício Felino", uma acção de treinamento conjunto e de capacitação dos quadros militares dos países membros, a ser realizado este ano em Moçambique.

Também ficou definido o palco do próximo encontro entre os líderes militares dos países da CPLP, que será precisamente na Guiné Bissau, assim como o Exercício Felino de 2011 que também ocorrerá nesse país vizinho.

Já o próximo Exercício conjunto militar será realizado em Angola. Foi e está a ser, já que ainda decorre a Reunião, uma oportunidade de analisar documentos políticos que serão apreciados pelos Ministros da Defesa Nacional a acontecer na semana que vem em Luanda, Angola.

O referido Encontro entre os Chefes de Estado Maior termina hoje, sexta-feira. Também hoje será inaugurado o Edifício de Comando da 3ª Região Militar de Cabo Verde, na Praia.